Páginas

sábado, 16 de abril de 2016

Capim-cheiroso


Capim cheiroso. Tiririca perfumada.
 Kyllinga odorata
Então, esse não é um mato de comer, não que eu saiba. Mas fiquei tão feliz em saber que era uma planta aromática que resolvi compartilhar com vocês. O capim-cheiroso é um tipo de tiririca de inflorescências brancas, muito comum em gramados e jardins. Lá em casa era tão comum quanto a própria grama, e me lembro do cheiro que ela emanava quando passávamos a cortadeira no gramado.

Só fui descobrir do seu encanto quando lendo um livro sobre daninhas, vi seu nome, Kyllinga odorata. Odorata obviamente significa perfumada. Corri atrás de uma muda no jardim do prédio, e sim, ela é perfumada! Uma ciperácea, assim como a priprioca, uma planta aparentada que nasce no Amazonas e compõe o cheiro-do-Pará, da qual algumas empresas de perfume se apropriaram. Talvez o aroma delas seja de fato parecido, perfumado, cheirinho bom.


O cheiro é interessante, porque é uma mistura de capim, priprioca e... detergente. Ou sabonete. Não sei, é um cheiro herbal, doce e que me lembra limpeza, roupa lavada, banho, sabão. Prove e me conte. Seu aroma é suave e você precisará de muitas delas, em infusão no álcool, para conseguir o aroma concentrado. É planta para arrancar e cheirar no caminho, na grama, pra distrair os sentidos e entreter as crianças. Produtores de óleo essencial, se quiserem fazer testes, depois me contem!

O perfume está  nos caules e mais ainda, na raízes, que forma pequenos rizomas entouceirados. Ela se dispersa facilmente e forma moitas adoráveis de pompons brancos - você com certeza já fez picnic, acampou ou jogou bola sobre elas. Encantem as crianças, trance algumas para anéis mágicos dos duendes, com o perfume secreto da natureza.

Rizoma perfumado!

Perfume, perfume no meu gramado!
Eu comi e não achei graça, nem sei se realmente pode ir pra boca. O cheiro é mais forte que o gosto e o rizoma é levemente amargo e com gosto de perfume. Talvez sachês para perfumar a gaveta. Vou tentar. Depois de seca, os ramos ainda mantêm o aroma. E são lindos. A natureza é cheia de surpresas, um capim perfumado há tanto tempo debaixo dos meus olhos. É preciso provar mais!

7 comentários:

  1. Será que alguém conhece uma grama própria para curtir pinga ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra curtir pinga? Melhor um colchão. Deitar na grama vai dar coceira.

      Excluir
    2. Fiz sachês de capim cheiroso (raiz seca) com sementes de alfazema. Coloquei nuns quadradinhos de pano costurei e soquei um pouco. O aroma é indescritível! Durou anos coloquei nas roupinhas do meu bebê. A raiz era vendida por um velhinho na Rua Bolívar, onde eu morava em Copacabana. Espalhei algumas raízes pelos armários pra dar perfume e espantar insetos. Deu resultado. naqueles idos de 50 não havia dedetização. Adorei a reportagem. Thereza Puigbonet;

      Excluir
  2. É chamada de Tiririca...a raiz da uma batatinha, se usada na cachaça serve como Viagra natural para os homens.
    Para troca hormonal, usa se uma folha de couve, uma Tiririca sem raiz e uma folhinha de amprat, de preferência folha nova, bate tudo e toma- se uma vez ao dia.

    ResponderExcluir
  3. Foi uma maravilha conversar com vocês eu lido com esse capinzinho há muitos anos Acho que desde 93 e eu uso ele para fazer a tintura exclusiva para tireóide sendo inalado é uma é uma erva preciosa para saúde e o mais interessante né é Danilo rasteira de jardim não é difícil de adquirir e nem de ter uma quantidade boa hein para trabalhar né eu amei conversar com vocês mas demais mesmo muito obrigado não tenho como agradecer tanto tanto conteúdo tá aí o meu e-mail pode se comunicar quando quiser

    ResponderExcluir
  4. Queria comprar muda de capim cheiroso mas não achei nada na internet

    ResponderExcluir
  5. Apareceu em um dos meus vasos de planta. A princípio achei que era aqueles capins sem muita utilidade e fui arrancar pra matar, quando toquei notei que a textura da folha é diferente dos capins comuns e em seguinda senti um cheiro suave. Fui pesquisar e não encontrei nada. Só agora apreceu uns "pom-pons" que consegui saber mais sobre a ervinha. Fiquei feliz em encontrar respostas. Obrigada pela postagem.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...