Páginas

quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Chaya, Espinafre de árvore


Folhas de Chaya, variedade "estrella".
É uma pena que não tenhamos a chaya em todas as feiras do Brasil. Nativa do México, essa hortaliça folhosa forma uma arvoreta de até 6 metros de altura, e possui folhas comestíveis. As folhas, parecidas com a da mandioca, são deliciosas e sabem à couve, escuras e vitaminadas. São deliciosas, e além da planta ser rústica, possui um crescimento super rápido. 

Eu acho muito interessante pensar que podemos consumir as folhas de algumas plantas arbóreas. Em geral pensamos nas folhas mais comuns, nas hortaliças, plantas pequenas e de ciclo curto, mas esquecemos que existem boas opções de hortaliças arbóreas. Algumas mais comuns, como a paineira (sim, come-se as folhas jovens, caso consiga alcançá-las), outras menos comuns, como a chaya ou espinafre de árvore. 

Ter como opção consumir algumas folhas de árvores é sempre um bom negócio, porque, como regra geral, plantas com raízes mais profundas conseguem absorver nutrientes que não estão disponíveis na superfície, e certas plantas de pequeno porte não alcançam. Com suas exceções, claro. Árvores são em geral mais resistentes e ocupam pouca área de solo, deixo a área sobre a copa disponível para plantar outras hortaliças. Ou seja, você aproveita os estratos da vegetação e não fica dependente apenas do nível do solo.

Se não podar, as folhas ficam lá no alto!
A chaya (pronuncia-se "txai-a") é uma planta da família das euphorbiáceas, uma família notadamente venenosa. Temos algumas espécies comestíveis, como a mandioca, da qual a chaya é parente próxima. Aliás, são raras exceções, porque essa família possui poucas espécies de folhas comestíveis. A folha da mandioca é uma delas, mas sempre cozida - a maniçoba paraense ferve por muitos dias antes de ser consumida.

A chaya possui as mesmas substâncias da mandioca-brava, mas em quantidades baixas. Na realidade, o que denominamos por chaya é a espécie Cnidoscolus aconitifolius, que possui cinco variedades, variando em teores de ácido hidrocianídrico entre elas. Percebe-se que é uma planta domesticada, onde há diferenças evidentes entre seus cultivares. Cultivar é um grupo de plantas "domesticadas" pelo homem para ter alguma característica, de forma a diferenciar-se da planta original da natureza. Assim, algumas chayas são mais mansas, outras precisam de mais cozimento. Em comum, não recomenda-se consumir nenhuma crua, sendo a fervura um requisito para consumir essa hortaliça.

Chaya da variedade "estrella", no Morro do Alemão
A chaya, aliás, antes de ser domesticada aqui na América central, além de rica em ácido hidrocianídrico, também possuía pelos urticantes que irritam as mãos de quem as toca. As variedades comerciais possuem poucos ou nenhum pelo. Aliás, vamos falar das variedades, porque o preparo delas varia de planta pra planta. As duas que encontrei aqui no Brasil, aliás, foram as não-urticantes.

Variedade "Chaya Mansa", tirada no Jardim Botânico.

As folhas ficam de fato grandes! Variedade "chaya mansa"
Temos 4 variedades cultivadas, todas identificáveis pela folha: chaya mansa, estrella, picuda e plegada. A variedade estrella é a mais alta, alcançando até 6 metros, e não tem pelos urticantes nas folhas, sendo uma das mais consumidas. A chaya mansa possui as folhas menos recortadas e com apenas três lóbulos, possuindo alguns pelos urticantes na folhas (veja foto acima). A variedade chamada plegada possui as folhas em forma de leque, talos curtos e muitos pelos urticantes. Por fim, a variedade picuda tem as folhas fortemente serrilhadas, porte baixo e não possui urticancia.

Retirado do Reporte Técnico "La Chaya" , 2014, da 
Universidade do Vale da Guatemala.
Assim como a mandioca, ela se reproduz por estacas de caule. Recomenda-se usar estacas com no mínimo 5 gemas e com pelo menos 30 centímetros. Os caules devem cicatrizar por pelo menos 24h antes do plantio. Devem ser enterrados 10cm e deixados 20cm para fora, plantando na areia ou em sacos de polietileno em solo ligeiramente úmido à sombra. O crescimento é lento nos primeiros 4 meses, mas chega a crescer 0,7cm por dia e chega a mais de 4 metros após um ano de plantio. Em vaso, como fiz aqui, o desenvolvimento é extremamente lento, mas o desempenho em chão é bem mais rápido.

Estaca com duas semanas começando a germinar

Detalhe do broto.
Estaca feita com a porção apical e o broto, ainda pouco
 lignificado (verde) também dá certo, mas cresce bem
lentamente. Esse possui dois meses desde o plantio.

A ponta da rama na variedade "estrella". Nas variedades
urticantes, os pontos brancos corresponderiam a
espinhos urticantes. Um amor.
Para colher, selecione as folhas formadas, porém jovens, mais macias e tenras. A planta pode ser completamente desfolhada e podada a cada 2-3 meses, regenerando-se completamente. É ideal para sistemas agroflorestais, por crescer como pioneira e tolerar solos secos depois de estabelecida, ocupando o estrato entre 1 e 3 metros.

Qualquer galho pode virar muda.
Para consumir, recomenda-se a fervura ou branqueamento de 5 a 20 minutos, dependendo da variedade. A toxina da folha evapora com o calor, então o cozimento deixa as folhas seguras para consumo. Recomenda-se não inalar o vapor do cozimento da planta. A água, diferente do cozimento da taioba, não precisa ser descartada, pois é nutritiva e saborosa. Um cuidado importante é não cozinhar em panelas de alumínio, que geram uma reação tóxica e podem gerar enjoos, vomito, e tontura. 

Fiquei feliz de saber que tem sido cultivada com sucesso no Rio de Janeiro, como as do Projeto Verdejar no complexo do Alemão. Além de versátil, é nutritiva, excelente fonte de proteína, cálcio, vitamina A, vitamina C, omega-3, tendo o dobro de proteínas da couve ou do espinafre, por exemplo. 

Na cozinha, é usada tradicionalmente cozida ou refogada, como a couve, mas pode entrar em receitas no lugar do espinafre: pães, massas, molhos, tortas, sopas, omelete, arroz, farofa, bolo, ou em qualquer preparo que seja aquecida e possa liberar as toxinas. Eu ficaria bem feliz em encontrar dela nas feiras de orgânicos de São Paulo, porque é saborosa, nutritiva e versátil. Estou apaixonado por ela!

Trazidas do Rio, um tanto amassadas na mala.

Refogadinha com arroz feijão e salada, a textura lembra a
da couve. Mesmo cozida por alguns minutos não perde
a forma, a cor nem a textura.
Ah, sim, se estiver em dúvida, não consuma. Existem algumas espécies com folhas parecidas, porém altamente venenosas, como o pinhão-bravo, a mamona, a batata do inferno. Tenha certeza de que identificou a espécie correta!

45 comentários:

  1. Menino!!!!! Importantissimas estas suas aulas!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Exelente pesquisa!
    Tenho chaia plantada e ficava com receio de consumir.
    Agora mais segura vou passar a usar com frequência.

    ResponderExcluir
  3. Só uma pergunta: Nunca se deve consumir crua? Por exemplo em sucos batidos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maria, como você costuma cuidar? De onde você fala, conte pra nós! Então, a chaya tem o mesmo tipo de toxina que a mandioca-brava, super venenosa, mas em quantidades menores. Em alguns lugares do mundo se bebe a água de chaya, um suco feito com folhas batidas e limão. Diz-se que o limão "reduz" a toxina das folhas. Eu pessoalmente acho que não é possível determinar a dosagem tóxica da não tóxica, e cada organismo responde de um jeito, então seguro mesmo, só cozinhando. Tem tanta planta que dá pra fazer suco verde, né? Um abraço

      Excluir
    2. Oi, Guilherme! Gratidão por tanto!!
      Eu costumo jogar água fervente nas folhas dá Chaya, a minha é do tipo mansa, depois bato c água gelada e sumo de Limão!! 😜 (comprei dum quintal Orgânico, e plantei sem pretensão!...E num é q tá linda de viver aqui no meu canteiro!! A Mãe Natureza é generosa, é puro amor!!💞💞

      Excluir
    3. Boa noite! É preciso ter cuidados com qualquer tipo de plantas, quando se trata de toxidade é bom investigar e respeitar para evitar doenças. O nosso objetivo é a cura através da natureza. Portanto preste atenção no tempo de cozimento para consumo das folhas e no preparo de chás. Vc pode fazer o chá e depois de frio bater com limão. Fica excelente.

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Moro no Espírito Santo e essa foi mais uma novidade que aprendi aqui no site Matosdecomer. Como estou interessado, encontrei um site que comercializa a planta, porém não são informados valores, se é muda ou pedaço do caule o produto oferecido:
    http://www.plantamundo.com/produto_completo.asp?IDProduto=511

    Olhando o guia que o Guilherme publicou, a folha indica que é a variedade chaya mansa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi comprei as mudas na planta mundo. Como a Chaia não produz sementes o que vem é o pedaço de caule pra você enraizar. Enterrar num vaso 10 cm e deixar o resto acima para brotar. Manter na sombra depois de estar bem estabelecida. Plantar a sol pleno.Recomendo canto de muro. Cresce muito.

      Excluir
  7. Tenho chaia num vaso bem pequeno e ela está brotando muito. Devo passá-la para um vaso maior? De que forma? Que tipo de terra?Grata Adriana

    ResponderExcluir
  8. Eu faço parte do coletivo de mulheres que trabalha com a Chaya.Somos de Paracambi R.J e nossa página no Facebook chama-se
    Empório da chaya.
    Adorei saber mais sobre essa planta maravilhosa! Gratidão

    ResponderExcluir
  9. Olá temos um grupo de plantas PANC no watzzap onde trocamos ideias e fazemos troca de sementes https://chat.whatsapp.com/JsaeySIFC9289bi8g8bPrs

    ResponderExcluir
  10. Parabéns pelas informações didáticas sobre esta planta tão boa para a nossa saúde alimentar. Gostaria, por favor,se possível, uma copia deste texto. Tentei hachurar para uma copia mas não foi possível.
    Paz Profunda,
    Ricardo

    ResponderExcluir
  11. E possível cultiva em vaso grande em varanda de apartamento?

    ResponderExcluir
  12. Eu passei a consumir essa folha além de outras como a ora pro nobis,a taioba E estou gostando muito.pq não precisam de agrotóxico e sO medicinais

    ResponderExcluir
  13. amo chaya todos os dias e estou me sentindo muito bem meu nome é oisés moro em cariacica E.S

    ResponderExcluir
  14. olá pessoal tenho um pé desses e não sabia para que servia ,gostei muito saber e acho oque tenho não é venenosa,fiz até um vídeo querendo saber que planta era essa ,link do vídeo que fiz https://dicasfamilia.blogspot.com.br/2017/11/que-planta-e-essa.html

    ResponderExcluir
  15. Plantei aqui no meu quintal uma muda que ganhei dos alunos e professor de Agronomia já está crescendo estou ancioso para esperimentar esta iguaria!

    ResponderExcluir
  16. Tenho uns 8 Pés Dessa Planta, Não Sabia Dos Benefícios 😍

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  18. Eu conheci Chaya e seus benefícios e como sempre Omelete de Chaya.

    ResponderExcluir
  19. Nunca tinha ouvido falar dessa planta quando hj fui apresentado como comestível, e de cara a identifiquei como a famosa MAMONA, que quando guri, sempre brincava com seus frutos, no entanto, ao pesquisar no google, não encontrei nenhuma referência ou coincidência com a MAMONA, por isso, gostaria de saber se é MAMONA com outro nome científico ou é mesmo outra planta ? Se alguém puder me informar agradeço

    ResponderExcluir
  20. Gostaria de conhecer outras folhas arbóreas comestíveis. Comprei a Chaya, gostaria de outras como ela.

    ResponderExcluir
  21. Eu não conheço essa planta como eu faço para adquirir uma mundanos dela

    ResponderExcluir
  22. Eu conheço a Chaya na Saúde nas mãos no Rio de janeiro e lá se toma o suco da folha com limão. E hoje tenho vários pés e tb tomo o suco que me faz muito bem.E divulgo a Chaya.

    ResponderExcluir
  23. Como faço para cozinhar sem ser na panela de alumínio? Como faço? Já que não pode cozinhar na panela de alumínio. Cozinho em que?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Panela de inox, de esmaltado, de ferro, de barro, de cerâmica. Qualquer uma delas menos de alumínio. Aqui em casa faço na panela esmaltada.

      Excluir
  24. Ola! Obrigada pelas informações! Eu gostaria de consumi-la num suco que tomo em jejum pela manhã (com legumes,folhas e frutas variadas). É possível eliminar a toxidade de alguma outra forma sem ser a esquentando?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! É perfeitamente possível e inclusive comum no Mexico (variedades mansas)
      https://youtu.be/cqANLnr20fQ

      Excluir
  25. Eu já faço uso a um bom tempo! Mas gosto no omelete ou chá as vezes redigi junto com outra verdura pois não acho o gosto dela tão agradavel. Mas só os benefícios já me imprecionam. Tenho ela plantada em vasos.

    ResponderExcluir
  26. Acabei de ferver folhas de chaya e refogar com alho sal e cebola uns tomates e coloquei água pra cozinhar e comi com arroz branco fresco não quis nem carne uma delícia!

    ResponderExcluir
  27. Gostei de tudo que eu li. Parabéns. Vou conseguir uma muda pro meu jardim.👋👋👋

    ResponderExcluir
  28. Boa noite! Como devo preparar para consumir? Preciso ferver as folhas entre 15 a 20 minutos para refogá-las?

    ResponderExcluir
  29. conheci agora eata planta.preparei conforme orientada por 1 pessoa maravilhosa com quem ja aprendi muito.Obrigada dona Maria do Ceu.Todps aqui adoraram.Sempre q possivel vou usa-la.Parabens pela materia explicativa.Excelente

    ResponderExcluir
  30. Eu tenho aqui em casa, plantei na minha porta. Já se tornou uma árvore.

    ResponderExcluir
  31. Olá Guilherme. Essa planta não tem no seu livro né.l? Pena, uso ele como meu guia acho que tenho no meu pátio mas gosto de ir com ele olhar as características, as folhas para não cometer nenhum erro.

    ResponderExcluir
  32. Minha chaya chegou até uns 6 metros, mas curiosamente ela começou a envergar e envergar até que ontem ela caiu, aparentemente estava podre podre, pois os galhos estavam quebrando tão facilmente, não sei se era porque estava podre de fato ou porque são frágeis mesmo. Muito estranho, ela estava tão bonita, queria entender o que aconteceu, o canteiro que ela estava plantada não era muito grande

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Replante alguns pedaços. Eu podo pra não crescer muito e assim mantenho a planta saudável.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...