Páginas

quarta-feira, 8 de julho de 2015

Laranja Cristal

Os gomos cristalinos da laranja

Estamos fazendo contrabando de cítricos lá no sítio. Nossa tangerina poncã carregou e está docinha, sendo retribuição pela gentileza da vizinha que nos fornece as laranjas cristal. Nosso pé de cristal ainda é jovem e não está com a produção regular.

Calma, eu sei que laranja é tudo, menos PANC. Mas vou falar de uma variedade incomum, a laranja-cristal. A laranja cristal é um desses híbridos que as pessoas tem no fundo de quintal, mas o fruto não chega no mercado. É uma laranja enorme, do tamanho de um grapefruit, de casca esponjosa e escura, verde amarelada, tipo casca de laranja lima. A casca é uma das mais fragrantes, com um que de bergamota, aquela que dá o perfume do famoso chá Earl Grey, floral e doce. Eu tenho uma dó imensa de descartar as cascas, mas elas são amargas demais e não se prestam pra doce, igual a laranja bahia. Já tentei conservar em álcool pra salvar o aroma, mas também não dá certo. É um perfume pra sentir apenas na safra. Alô produtores de óleos essenciais, procurem pela laranja cristal!

Um laranjão, isso sim!
Ok, mas da fruta não se come a casca, mas sim a polpa. Os gomos são claros e delicados, parcialmente unidos entre si, mas destacáveis. O sabor é coisa fina, blend de cítricos com temperança na acidez e no açúcar, e riquíssima em caldo. A parte branca da entrecasca se arranca na unha, igual mexerica azeda, que embora seja aderida à polpa, sai com facilidade depois que você pega alguma prática e não precisa usar uma faca. 

A polpa deve ter esse nome, cristal, porque tem uma cor pálida, mais clara que laranja lima, e os gomos são firmes e persistentes, como na tangerina. É bem parecida com a laranja champagne, mas os gomos são ainda mais claros e perfumados, e provavelmente também um híbrido de laranjas e tangerinas. Aqui em São Paulo ela aparece por uma ou duas semanas de um produtor, na feira de quarta perto do Metro Santana. 

Delícia das delícias, tem jeito certo de ser saboreada. Ensinado pela doadora das laranjas, aprenda: não descasque igual laranja. A parte branca amarga a boca e deve ser inteiramente removida, ao contrário de uma laranja-pêra. Faça um corte na parte presa ao cabo e vá puxando a casca, delicadamente. Para abriri a fruta, passe a faca no encontro entre dois gomos e pressione as metades, a fruta se abre sem danificar os gomos. Eles podem ser removidos e consumidos à maneira da mexerica poncã. 

Faça um corte e vá puxando a casca, igual tangerina.

Descasca facilmente com as mãos e um tico de prática.

Separe na união entre os gomos, e puxe as metades.

Abra os gomos e saboreie.

A cor não denuncia o sabor perfumado.
Quem quiser mudas, as nossas comprei no km56 da Castelo Branco, mas sei que em Limeira no sítio da Ciprest eles também vendem, fique de olho. 

23 comentários:

  1. Muito legal, plantei hoje uma aqui em Brasília, mas nunca vi uma nem comi, por informações a conheço. Poucos postaram algo a respeito. Agadeço de coração a sua gentileza na postagem. Boa sorte com as mudas.

    ResponderExcluir
  2. Muito legal, plantei hoje uma aqui em Brasília, mas nunca vi uma nem comi, por informações a conheço. Poucos postaram algo a respeito. Agadeço de coração a sua gentileza na postagem. Boa sorte com as mudas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Experimentei e já estou atrás da muda. É uma delícia!! E a fragrância????

      Excluir
    2. Seu pé de laranja cristal já está produzindo?

      Excluir
  3. Estava procurando a coloração da fruta madura e encontrei esta bela matéria. Muito obrigado.

    ResponderExcluir
  4. Tenho no quintal e adoro. Comprei a muda no Sacolão do Ipiranga, na av. Ricardo Jafet

    ResponderExcluir
  5. Tenho plantada em minha residência e é uma delícia. Comprei a muda na feira livre aqui em Senador Canedo Goiás. A planta tem 4 anos e produz muitos frutos.Minha laranja preferida.

    ResponderExcluir
  6. NOSSA !!AQUI NA CHÁCARA DO MEU PAI TEM, O AROMA É REALMENTE INCRÍVEL, E O SABOR TAMBÉM É MUITO BOM, POREM COMO VOCÊ FALOU A CASCA É MUITO AMARGA, TANTO QUE SE FOR FAZER O SUCO NÃO PODE ESPREMER DEMAIS,E TEM QUE SER TOMADO LOGO, POIS DEPOIS DE ALGUM TEMPO O SUCO FICA EXTREMAMENTE AMARGO.

    ResponderExcluir
  7. Obrigada pela preciosa informação. Hoje fui à uma feira tradicional de Troca em Olhos D'Agua, Alexania/GO 100km de Brasília e trouxe de lá essa laranja Cristal. Com certeza vou amar :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Moro na chacara perto de Alexania
      Comprei a muda aqui mesmo. Produz o ano todo.vou postar foto

      Excluir
  8. Trouxe algumas laranjas cristal da chácara da madrinha de minha mulher, fiz suco com 3 laranjas e um pedaço de melão, não precisa por açúcar e fiquei impressionado como essa qualidade de laranja que tem muito suco, ficou uma delícia com gelo e o perfume é excepcional.

    ResponderExcluir
  9. Tangerina Cristal ou Champagnhe - Doce caseiro da casca, sabor marcante de lima-limão Veja foto: https://photos.google.com/share/AF1QipOScBkazGE5-BFt0NTrplPLGpGo6CVz3DyPbCSMKfpQBUJ_jVbWNNbz_b114amQqw/photo/AF1QipO9vs4uUvJbuP0oNuHXJ3CgZHK4oUKfLUdbox9i?key=MGgwQzdWY0tPQTRVcW1xMWI3Yll1OWo0dUt5bUZn&hl=pt-BR

    ResponderExcluir
  10. https://photos.google.com/share/AF1QipOScBkazGE5-BFt0NTrplPLGpGo6CVz3DyPbCSMKfpQBUJ_jVbWNNbz_b114amQqw/photo/AF1QipMkn5eTrAUGTVep_6BCQI57NYaZH6KMRgJcNyUl?key=MGgwQzdWY0tPQTRVcW1xMWI3Yll1OWo0dUt5bUZn&hl=pt-BR

    ResponderExcluir
  11. Plantei uma muda tem um ano e meio,já está produzindo, colhemos mais ou menos 200 laranjas. é muito saborosa

    ResponderExcluir
  12. como amante da naturesa conheci em piracamjuba E FIQUEI ENCANTADA COMPREI A MUDA TROUXE P O LITORAL ONDE MORO estou torcendo que ela se adapte por aq


    ResponderExcluir
  13. Boa noite. Vocês tem laranja champanhe para vender?

    ResponderExcluir
  14. Temos um pé de laranja cristal. Mas no mesmo galho tem a laranja e o limão rosa. Isso é normal?

    ResponderExcluir
  15. Nossa tenho um Pe dessa laranja no meu Jardim comprei enganada queria outra ele esta carregado muita laranja so eu consumo as vezes e meu marido quer cortar tem o ano todo muita !

    ResponderExcluir
  16. Gente como assim a casca da laranja cristal dá a melhor casca de laranja cristalizada do mundo! É simplesmente incrível, aqui em casa eu não perco nada da laranja cristal.

    ResponderExcluir
  17. ótima laranja tem um perfume inconfundível,suco extremamente saboroso,tudo de bom

    ResponderExcluir
  18. Eu procurava uma laranja que fosse parecida com aminha, ela tem cor bem clara quase branca mais o gosto dela é realmente amagro além do gosto dela todo o descrito no site bate até aparte dela destacar igual mexerica, eu estou a procura de qual tipo de laranja é essa, já que ela nasceu sozinha(Niguem plantou ela) e até agroa essa foi a mais proxima, ela está nesse ano produzindo a segunda carga e a primeira foi no ano pássado ou seja só um por ano..SOCORRO kk por enquanto chamo ela de laranja misterio kk

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...