Páginas

sexta-feira, 17 de julho de 2015

Canistel, ou fruta ovo

Canistel, fruta ovo.
Está em época, agora no outono-inverno, uma das frutas mais intrigantes, o canistel. Esse eu comprei na Liberdade por R$3,00 a fruta, na lojinha chinesa no largo perto do metrô. Finalmente há uma atendente lutando para ser simpática, e como aproveitei a sorte da simpatia gratuita, perguntei como ela a consome. Me disse para esperar amaciar igual um abacate, e fazer vitamina, ou comer pura.

O canistel é uma fruta que da aparência, lembra um pouco o abiu, até porque são parentes Para você que não faz ideia do que seja um abiu, pense em um formato tipo manga, mas mais pontudo. A casca é finíssima e a polpa, muito peculiar. A sensação que tenho é que não parece polpa fresca, mas cozida. Como castanha portuguesa, ou batata-doce. O sabor é de fato acastanhado, mas quando descobri o nome popular, não tive dúvida. Tem cor e textura de gema de ovo. O sabor lembra um abacate doce, com um fundo de batata doce, e um retrogosto levemente amargo. Pelo menos, eu sinto esse amarguinho no final, tipo amargo do chocolate. 

Apenas um caroço no meio
Fruta massuda, pesada. Duas colheradas e você estará farto, porque ela é substanciosa. De fato, é tão rica em calorias quanto o abacate, mas pobre em gorduras e rica em carboidratos. Pela cor, já dá pra sacar que é rica em vitamina A, também. Se quer imaginar a fruta, feche os olhos e imagine comendo uma gema de ovo muito doce com perfume de batata doce.

Massa da polpa, seca, doce e aromática.
Textura e cor de ovo cozido. Eu adoro.
Ela é nativa da América Central, mas tem ocorrência aqui no Brasil, desde que não seja em regiões muito frias. O pé lembra na forma da copa o pé da jaca, e na forma das folhas, o da fruta-da-pataca. Não é árvore muito alta, mas a copa é densa. Os frutos são colhidos ainda firmes, e levam alguns dias ou semanas para amadurecer. O meu levou duas semanas e meia, aqui no friozinho do outono. Mas vale a espera. Como eu tinha uma fruta só, me empolguei e acabamos comendo a metade e fazendo um milkshake com a outra metade, dicas da chinesa simpática. Com leite eu achei que ficou bem suave, e o sabor amarguinho do final quase sumiu. Uma delícia, um quitute. Uma fruta não convencional, uma PANC. Ou seria uma FANC?


Ah, sim, essa fruta pode ser mais ou menos redonda. Essa que comprei estava especialmente comprida, mas pode ser curta e arredondada.

2 comentários:

  1. Excelente fruto é realmente tudo isso que foi falado.

    ResponderExcluir
  2. Ganhei algumas frutas e uma muda. A princípio achei o sabor forte mas batida com leite ou como mousse fica delicioso.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...