Páginas

terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Ora Pro Nobis: todos os tipos


Ora-pro-nobis dourada, rara e ornamental
Paixão à primeira vista, a ora-pro-nobis já morou por muito tempo aqui em casa num vaso, sem ao menos sabermos do que se tratava. No livro de plantas que tínhamos à mão, num mundo sem internet, era a primeira edição do Plantas Ornamentais no Brasil, de 1995. Nele, a única referência ao nome mais popular da planta era trepadeira-limão ou groselha-de-barbados, dos quais citava-se o uso comestível apenas dos frutos.

Olá, deseja uma salada de groselha-de-barbados?
Numa rua próxima da nossa havia uma cerca tomada pela planta, e tivemos a sorte de presenciar a floração, espetacular. Foi nossa primeira paixão com a planta, ora-pro-nobis com uso ornamental. A minha primeira muda já identificada da planta eu adquiri no Viveiro Sabor de Fazenda, uma referência em cultivo orgânico de PANC, aqui em São Paulo. E conforme ela crescia, entendi que tratava-se da mesma planta.

Ora-pro-nobis comum (flores brancas) (Pereskia aculeata)

Esse nome bonito vem do latim, "rogai por nós". Mas não se confunda, o nome em latim dela é, botanicamente, Pereskia aculeata. Talvez o autor do livro achasse mais bonito um nome como "groselha de barbados". Os frutos são, de fato, ácidos como uma groselha, mas são mais próximos do figo da índia ou da pitaia, por exemplo, afinal a ora-pro-nobis, apesar das folhas, é um cacto, mas bem primitivo. É o cacto que não perdeu as folhas na evolução. Aculeata, aliás, indica que os espinhos são finos e pequenos, como acúleos, na base das folhas. Dela, eu tenho quatro variedades, cada uma trazida de um lugar diferente. Algumas possuem frutos maiores, outras possuem as folhas com menos mucilagem. Apesar de iguais, existem pequenas diferenças entre elas.

Folhas velhas de ora-pro-nobis
Os frutos maduros, saborosos e nutritivos.
O "rogai por nós" tem uma certa explicação histórica, mais mitológica do que verídica. Na Minas Gerais colonial, algumas igrejas tinham cercas feitas dessas plantas, e o padre não gostava muito que a população colhesse. Então, na hora da missa, quando o padre tirava os olhos das plantas, era a hora da população ir colher, na hora do "ora-pro-nobis", uma missa muito longa. Outra lenda diz que o padre a comeu na casa de um fazendeiro local, e gostou tanto que exclamou "ora-pro-nobis", uma versão colonial do nosso "benzadeus"!

Famosa e muito divulgada como sendo a "carne vegetal", a ora-pro-nobis já tem fama própria e é relativamente fácil de ser encontrada nas feiras de orgânicos aqui em São Paulo. Essa fama toda deve-se em parte ao seu alto teor de proteínas de boa qualidade, incomuns à uma hortaliça folhosa. Rica em cálcio, como todo cacto, assim como boro, magnésio e zinco, e com teores de proteínas em base seca por volta de 25%. Mas, claro, não substitui a principal fonte de proteínas de uma refeição, seja ela qual for. Mas que é boa, é sim. O curioso é que em Minas Gerais é usada como complemento de carne de frango ou de porco. 

Os usos medicinais são fortificante, para prevenir e combater ulcerações, anemia e para melhorar o trânsito do intestino. Para uso externo, em cataplasma, é cicatrizante e anti-inflamatório.

Os brotos, avermelhados, na época de chuvas.
É só começar a época das chuvas e a ora-pro-nobis começa a crescer, se espalhar, brotar intensamente e ocupar espaço. E ela gosta de podas, porque quanto mais se colhe, mais se tem. Desde que tenha uma cerca para subir, sol pleno e solo fértil, você terá colheitas infinitas ao longo da primavera e verão. No inverno, contudo, ao menos na seca quem tem sido aqui em SP, a planta estanca o crescimento e fica estática. Não vá abusar dela nessa época. 

Ora-pro-nobis dourada (Pereskia aculeata var. godseffiana)

Mas sim, não existe só essa Pereskia. Da mesma espécie, existe a ora-pro-nobis dourada, uma planta extraordinariamente linda, mas cujos teores nutricionais ninguém estudou ainda (ou eu não fui capaz de achar). Acredito que tenha compostos antioxidantes nas folhas devido aos pigmentos. Os brotos são avermelhados e as folhas matizadas de rosa e laranja. uma lindeza sem fim. O crescimento é indeterminado e ela é mais ramificada, com os galhos mais curtos, podendo ser mantida como arbusto baixo. As folhas tem sabor similar, mas não as consumo regularmente porque minha planta ainda é pequenina. Ah, ainda não tive a oportunidade de vê-la em flor. 

Os brotos coloridos da variedade dourada.

Os ramos, de coloração chamativa.

Ora-pro-nobis laranja (Pereskia bleo)

Outra ora-pro-nobis esplêndida é a ora-pro-nobis laranja, que após muita procura consegui encontrar em Belém do Pará, de onde veio a minha mudinha. Nome científico Pereskia bleo. Ela é arbustiva e muito prolífica, gostando de ambientes úmidos, quentes, semi-sombreados e com solo fértil. Existem belos exemplares no Jardim Botânico Plantarum, caso você queira ver um de perto. Coisa fina. A floração ocorre o ano inteiro, e as folhas são mais finas, macias e ácidas do que a ora-pro-nobis comum, a P. aculeata. Se ela vai bem aqui em São Paulo, não sei, mas ela chegou intacta de Belém e está começando a brotar agora. Viciados em sucos verdes, procurem uma muda dessa planta, porque das ora-pro-nobis, eu acho essa a mais gostosa.

As chamativas flores da ora-pro-nobis laranja, Pereskia bleo.

Os ramos, porte arbustivo.

As folhas, em Belém do Pará.
  
As flores, muito ornamentais.

Ora-pro-nobis rosa (Pereskia grandifolia)

Por fim, há a Pereskia grandifolia, ou ora-pro-nobis rosa, que difere-se das outras pelo tamanho, pelas folhas grandes e pelas flores rosadas, além de espinhos com mais de 5 centímetro. Quando grande e antiga, fica por por quase arbustivo e um aspecto muito diferente - você pode verificar um exemplar antiquíssimo no Jardim Botânico de São Paulo, à esquerda das estufas, com um banco embaixo dele. É preciso ficar atento, porque de fato parece uma árvore. As folhas são amargas e possuem teores elevados de saponinas, então devem ser consumidas preferencialmente cozidas. Possui bom rendimento, mas o cresimento é mais lento do que as outras duas espécies de ora-pro-nobis. 

Ora-pro-nobis rosa, Pereskia grandifolia.

A ora-pro-nobis rosa fica bem grande. Consumir cozida.
Para plantar, dependendo da espécie, é bom ter espaço, um bocado de sol e solo fértil, porque todas as espécies de ora-pro-nobis desempenham melhor em solo fértil e bem-drenado. Para consumir, eu pessoalmente não gosto da folha pura refogada, mas ela pode entrar em pratos do dia a dia da mesma maneira que a escarola, o espinafre e a couve. Dê uma olhada na internet que vai encontrar ótimas idéias. 



Se quiser saber mais sobre seu uso tradicional em Minas Gerais e novidades na cozinha, assista os vídeos acima. 

248 comentários:

  1. Saudações!
    Moro em Sabará-MG, onde acontece o Festival de Pra-pró-nóbis bem reconhecido por aqui. Além de apaixonada pelo cultivo de plantas ornamentais também me dedico ao cultivo orgânico, inclusive do Ora-pró-nobis (Pereskia aculeata Mill.). Gostaria de parabenizá-lo pelo maravilhoso trabalho, estou amando seu site!!!
    Quero adquirir alguns produtos e também, se houver interesse, trocar informações. E a informação mais desejada do dia é: Poderia me vender uma muda do Ora-pró-nóbis dourado e, principalmente, uma do Bleo? Não conhecia estas variedades e estou apaixonada. Agradeço muito pelas informações divulgadas.
    Grande abraço,
    Liliane

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Liliane, não estamos mais vendendo mudas, infelizmente! Um abraço!

      Excluir
    2. Boa tarde LILIANE eu tenho o ora pronobis dos 03 tipos se voce estiver interessada ainda tenho para trocar ou vender
      Email: pesqueirarui6@gmail.com

      Excluir
    3. Oi Rui! Você vende estacas? eu queria da laranja...

      Excluir
    4. Boa tarde...sou de Araquari/sc e tenho ora pro nobis branca e a das folhas verde avermelhadas e tmbm tenho a dourada...so chamar no Whatsapp 47-99591371

      Excluir
    5. Olá pessoal, sou do RJ e queria muito a variedade de folhas douradas. Vou entrar em contato!

      Excluir
    6. Eu conheço só a orapronóbis com espinhos... Agora eu ganhei uma muda sem espinho e disseram que tbm é orapronóbis. .. alguém sabe me dizer se as duas tem as mesmas propriedades ?

      Excluir
    7. Eu vendo mudas de ora pronobis da branca ,essa eu acredito que tem mais colágeno que as outras espécies .pode entrar em contato nesse e-mail .

      Excluir
    8. Eu vendo mudas de ora pronobis pode entrar em contato comigo pelo e-mail .kleanny@icloud.com

      Excluir
    9. Gostaria de adquirir mudas. Quem tiver pra vender ou doar meu email é prof.silma@hotmail.com

      Excluir
    10. Alguém já ouviu falar em Ora-pro-nobis sem espinhos? Vi num grupo e gostaria de saber onde encontro uma muda.

      Excluir
    11. Eu li que a sem espinho é bertalha e tm muitas propriedades como o ora pro nobis . Ambas são trepadeiras.

      Excluir
    12. Tenho ora pro nobis com espinhos... plantei uma muda num vaso, ela cresceu sem espinhos. Alguém sabe explicar isso?

      Excluir
  2. Olá, quero te enviar umas fotos de uma planta que me disseram ser parente da Ora-pro-nobis, para que me ajudes a identificar.
    grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho a ora-pro-nobis branca, quero adquirir as demais qualidades:Onde consigo ?

      Excluir
  3. Oi!! Queria muito plantar as demais variedades de ora pro nobis, a dourada, a laranja e a rosa, mas só encontro a branca. Onde posso encontrar? Você poderia me ajudar? Gratidão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carla, aqui em São Paulo já vi a Rosa no bairro da aclimação, acho ter visto no parque do Ibirapuera e na USP, perto da Biologia. A laranja e a dourada eu não sei te dizer aqui em SP onde achar. Acho que o Sitio Frutas Raras vende mudas da dourada. Um abraço, Guilherme

      Excluir
    2. Carla tenho algumas espécies so falar no Whatsapp 47-99591371 odair-Araquari/ sc

      Excluir
    3. Boa noite, tenho da rosa, se alguém tiver de outra e quiser trocar. Tenho tbm amora, Melissa.

      Excluir
    4. Gostaria de adquirir mudas. Quem tiver pra vender ou doar meu email é prof.silma@hotmail.com

      Excluir
    5. Existe vários tipos de ora pro nobis ,qual devo consumir

      Excluir
    6. a mais indicada é a pereskia aculeata,ora pro nobis das flores(pétalas brancas e miolo amarelo claro),segundo pesquisaS já registradas,mais na dúvida,afervente as folhas

      Excluir
  4. sou Alex da Silva, tenho um pé de ora-pro-nobis em frente de casa, pessoas pediam mudas dela, achava que por causa da beleza, só agora descobri que por tras da beleza há também um valor nutritivo muito "raro e poderoso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Alex, caso pretenda entrar em contato comigo, meu email ´e tudo minúsculo, é que eu tinha errado. Grata !

      Excluir
    3. Oi Alex. Eu tenho uma ora por nobis que nunca deu flores e gostaria de ter uma mudinha dessa que você tem .como faço? Por favor entre em contato comigo

      Excluir
  5. oi Carla tenho a ora pro nobis laranja, posso lhe enviar uma muda pelo sedex, moro em são Luiz Maranhão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alex
      Também quero uma mudinha dessa ora-pro-nobis laranja.
      Caso queira posso enviar para você uma muda da minha, que dá belas flores brancas com miolo laranja. Posso mandar fotos. É belissima. Também sou maranhense e moro em Brasília.

      Excluir
    2. Alex e Domingos...eu quero! Moro em Ilhabela, SP. O que preciso fazer? Meu E-MAIL é sl.fatima@gmail.com, se puderem fazer contato, fico grata.
      Fatima

      Excluir
    3. Alex e Domingos...eu quero! Moro em Ilhabela, SP. O que preciso fazer? Meu E-MAIL é sl.fatima@gmail.com, se puderem fazer contato, fico grata.
      Fatima

      Excluir
    4. Bom dia.
      Vi aqui seu comentário e gostaria de saber em que condições você enviaria muda da ora pro nobis laranja/Branca pra mim. Tenho a Rosa.
      Moro em Imperatriz-MA

      Excluir
    5. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    6. Olá, gente! recebi vários e-mails com pedido de envio da ora pro nobis, atendi alguns, mas outros não vou poder atender... porque minha planta é pequena e não dá mais pra retirar outras estacas. Vlw!

      Excluir
    7. Alex, queria muito. Aqui em minha região parece ser mais comum a grandifolia rosa, que não se recomenda consumir in natura. Tenho vários problemas de saúde e procuro a bleo laranja porque pesquisei e parece ser a mais indicada no meu caso. Minha mãe precisa também.
      Você mandaria a muda? Pelo menos uma? Pode mandar por Sedex a cobrar. Pago aqui, na retirada.
      Aguardo e desde já agradeço.
      Abraço!

      Excluir
    8. Alex teria como me enviar uma mudinha dessa alaranjada? Sou de Campinas sp

      Excluir
    9. Oi Alex!
      Eu tenho a Rosa e gostaria de ter as outras poderíamos trocar estacas?

      Excluir
    10. Boa noite estou lendo essa postagem de 2016, estou a procura de mudas de oropronobis, sou de Barra do Corda, também no MA. Se você ler e ainda tiver, meu contato é 99 984471694

      Excluir
    11. Por favor vc ainda tem a orapronobis laranja, tô louca atrás de mudas, se estiver entre em contato comigo, .02799789 0438

      Excluir
    12. Eu gostaria muito de uma muda.meu nome é Beatriz

      Excluir
  6. Alex Silva, também quero a oro pro nobis laranja, como posso entrar em contato com você?

    ResponderExcluir
  7. sou de Sp, vendo muito essa muda de ora-pro-nobis

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vilma, ainda vende ora pro nobis laranja ? Gostaria de comprar umas estacas ou muda, moro em Valinhos SP CEP 13278 061, quanto fica a planta e o envio ? Meu email : n.zellner.guimaraes@bol.com.br Grata !

      Excluir
    2. gostaria de comprar a muda de ora-pro-nobis, qual valor com frete? Uberlândia MG

      Excluir
    3. Marlene, cibsrgic minhas mudas ai em Uberlândia, ganhei, tem muito por aí, fale comigo, 44-99735-8434

      Excluir
    4. Gostaria de adquirir mudas. Quem tiver pra vender ou doar meu email é prof.silma@hotmail.com

      Excluir
  8. Por gentileza. Tenho ora pro novos a 2 anos e ela nunca floresceu. Preciso muito saber se posso consumi-la. Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a minha tenho 4 anos trouxe de Tiradentes-MG nunca floriu mas consumimos da mesma forma...a minha tem as folhas verdes do lado de cima e por baixo é meia fruta cor..seu broto é um tom de roxinho..agora ouvi dizer que tem um tipo que não florece mesmo, bom minha experiencia é esta, espero ter ajudado de alguma forma...abraços.

      Excluir
  9. Sou de Goiás. Como conseguir mudas?
    Meu email psa_go@hotmail.com

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Moro em Cotia-SP
    Li numa revista rural uma vez que somente
    aquele que dá flores brancas é comestivel.
    Eu tenho um pé de um bem verdinho e outro que
    que tem as bordas das folhas meio roxinhas, nenhum
    deu flor ainda. Será que algum tipo é venenoso?
    Meu e-mail: maruas1957@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Maria, eu tenho este roxinho, a folha atras é meia fruta-cor..trouxe de Tiradentes e lá fazem com frango..nunca deu flor, aqui em casa consumo quase que diariamente está pelo menos não é venenosa senão eu não estaria mais aqui....rsrss

      Excluir
    2. Olá amiga eu sou de Vargem Grande Paulista e eu tenho ora-pro-nobis da florzinha roxa é uma delícia eu uso estou fazendo uso dela E pelo que eu sei nenhuma do ora-pro-nobis é venenosa entendeu beijos fica com Deus Deus abençoe

      Excluir
  12. Oi, meu nome é Victor e eu quero uma muda do ora pro nobis laranja.Se alguém tiver em casa,o meu e mail é souzavictoraraxa@gmail.com

    ResponderExcluir
  13. boa noite querida, sou naza moura, estou procurando ora pro nobis em belem mas nao encontei, vc pode me ajudar. bjs

    ResponderExcluir
  14. Olá, eu tenho um pé na fazenda em Buritizeiro MG
    É uma árvore grande acho que é Pereskia grandifolia (flores rosadas)
    https://m.facebook.com/100008357197081/posts/pcb.1833423470279542/?photo_id=1833423453612877&mds=%2Fphotos%2Fviewer%2F%3Fphotoset_token%3Dpcb.1833423470279542%26photo%3D1833423453612877%26profileid%3D100008357197081%26source%3D48%26refid%3D17%26ref%3Dbookmarks%26_ft_%3Dtop_level_post_id.1833423470279542%253Atl_objid.1833423470279542%253Athrowback_story_fbid.1833423470279542%26cached_data%3Dfalse%26ftid%3Du_a_l&mdf=1

    ResponderExcluir
  15. Olá. Tenho muito interesse em cultive estas mudas. Meu Email é smirar@gmail.com

    ResponderExcluir
  16. Que maravilha esta matéria! Gostei muito do blog! Parabéns! Quero muito saber onde adquirir matos de comer... Sabem algum site, cooperativa para doação ou venda de plantas alimentícias não convencionaiss?

    ResponderExcluir
  17. Sou Rosangela moro em Belém e tenho a de flor laranja...muito linda...consegui depois que a vizinha podou a sua e jogou na rua centenas de galhos como admirava ha meses aquela bela flor peguei uns galhos que brotaram até sem terra ou água...inacreditável...estou amando minhas mudinhas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rosângela, gostaria muito se você pudesse me arrumar umas raminhas dessa orapro nobis de flor laranja, se quiser da branca podemos trocar. Moro em Valinhos SP meu contato : n.zellner.guimaraes@bol.com.br. Se só quiser me arrumar da sua, pago o envio. Grata !

      Excluir
    2. Bom dia. Tenho interesse nas mudas de ora por nobis. Perto da minha casa tem a de flores rosas, mas acho que não são comestíveis. Vc tem a flores brancas?

      Excluir
    3. Oi, sou de Belém. Vc pode me dar uma muda ou galho?

      Excluir
    4. Olá Rosângela, teria como me enviar umas estacas, vivo à procurando a de flor laranja moro no Paraná, tenho da flor branca e da risa44-99735_8434

      Excluir
    5. Boa tarde, sou de Belém e gostaria de ter muda de ora pro nobis, tenho uma irmã com anemia profunda.
      cintiacarla34@yahoo.com.br

      Excluir
    6. Gostaria de adquirir mudas. Quem tiver pra vender ou doar meu email é prof.silma@hotmail.com

      Excluir
  18. Sou Rosangela moro em Belém e tenho a de flor laranja...muito linda...consegui depois que a vizinha podou a sua e jogou na rua centenas de galhos como admirava ha meses aquela bela flor peguei uns galhos que brotaram até sem terra ou água...inacreditável...estou amando minhas mudinhas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rosângela você vende estas estacas? Tenho muito interesse na variedade Ora-pro-nobis laranja (Pereskia bleo) é desta que conseguiu? Meu e-mail cecilbm@gmail.com

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Ola Rosangela,Boa tarde, vc pode enviar mudas desta planta p mim? Se tiver mais de 1 variedade, quero uma muda de cada, so não da rosa q ja tenho. Quais as condições? Resido em cidade de Aquidauana/MS.
      Aguardo sua resposta.meu contato é denia-luz2010@hotmail.com

      Excluir
    4. Olá Rosângela,vc poderia mandar umas estacas desta ora pro nobis laranja para mim? Meu e-mail spaw99@gmail.com Obrigado.

      Excluir
    5. Oi sou de Belém. Vc pode me dar uma muda ou galho?

      Excluir
    6. Onde mora essa vizinha preciso passar nessa rua.....queria muito ter essa laranja.

      Excluir
    7. Qual delas devo consumir sem medo

      Excluir
  19. Meu nome é Celna e tenho ora-pro-nobis rosa,quem interessar em estacas ok. Moro em Anapolis-Goias. Meu contato é comodorocel1@bol.com.br

    ResponderExcluir
  20. Meu nome é Celna e tenho ora-pro-nobis rosa,quem interessar em estacas ok. Moro em Anapolis-Goias. Meu contato é comodorocel1@bol.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Celma, eu gostaria de receber uma mudinha se você ainda tiver. Obrigada

      Excluir
  21. Depois que li sobre o excesso de saponina ora por nobis rosa, que é a que tenho, parei o consumo. Como faço para consumir com segurança? Costumava fazer refogado ou grelhado com manteiga. Preciso ferver antes?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode comer as folhas cozidas á vontade Michelle, tenho aqui e como picada refogada com muito alho e cebola,. Saponina existe em aveia, jiló, etc.. Moro em Piracicaba e aprendi cometesse legume em MG OK?

      Excluir
  22. TENHO MUDAS FLOR ROSA QUE DÁ FLOR O ANO INTEIRO E FLOR LARANJA QUE FLORESCE Depois de cinco anos. As duas são comestíveis
    cadeadobb@hotmail.com.
    Envio pelo correio e você paga o frete que deve custar de 17 até 54 reais .
    Moro em Piracicaba

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me dé uma informacao: As de flor rosa e laranja tem que ser cozidas? E a branca pode ser cruas?

      Excluir
    2. Oi Bella!

      Pesquisei e me parece que a rosa só cozida.
      As outras pode ser em forma de chá ou suco verde com frutas.
      Espero ter ajudado. Bjs

      Excluir
    3. Olá bom dia, se puder enviar muda de cada uma eu agradeço, eu mando endereço no email estou em São Vicente sp
      Silvia

      Excluir
  23. Pode comer cozida a vontade Michelle, moro em piracicaba e prendi comer ora pro nobis rosa em minas gerais

    ResponderExcluir
  24. Boa tarde, alguem saberia me dizer se existe uma Ora pron nobis com a flor roxa?

    ResponderExcluir
  25. Sou de SP GostAria da laranja e da Rosa alguém pode me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom DIA MORO EM ITAITUBA PARÁ COMO ADQUIRIR ESSA PLANTA POR FAVOR ME AJUDE ONDE COMPRA

      Excluir
    2. Já conseguiu né Ivanilde, pelo tempo da publicação, tem a branca para enviar uma muda ?

      Excluir
  26. Sou de SP GostAria da laranja e da Rosa alguém pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  27. O meu é cor de rosa
    Com espinhos,é comestível?

    ResponderExcluir
  28. Oi, só vejo falar bem...tenho uma ora pro nobis rosa, e sempre que alguém se espinha nela, tem reações como dor de cabeça, febre e tonturas.....sabem me dizer quais as toxinas encontradas nos espinhos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. http://www.sempresustentavel.com.br/terrena/ora-pro-nobis/ora-pro-nobis.htm

      Excluir
  29. Ganhei muitos galhos e vou plantá-los na próxima semana!Parabéns! Seu texto é maravilhoso, lindo trabalho!
    institutoredemundialalpha@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal, Silvana!
      Você tem a laranja (Peresquia bleo)?
      Há alguma possibilidade de me enviar uma muda?
      Estou precisando que seja essa. Vou consumir in natura.
      Caso possa enviar, pagarei o Sedex ou PAC, como preferir.

      Aguardo e desde já agradeço.

      bjs

      Rosani

      Excluir
  30. Boa noite! Sou estudante de curso técnico em gastronomia, estamos na fase de criar nosso TCC e decidimos usar o ora-pro-nobis rosa como ingrediente a ser estudado. Estamos quebrando a cabeça para achar uma receita que possamos usar a planta como ingrediente principal, alguma ideia do que possamos fazer? Agradeço desde já!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Frita ela picadinha com alho e manteiga, põe farinha, uma pitada de sal.. e torra bem. Fica uma deliciosa farofa.

      Excluir
  31. Pereskia aculeata eu tenho Moro em Ituiutaba MG

    ResponderExcluir
  32. Moro em Ituiutaba MG gostaria de conseguir mudas da Pereskia Bleo

    ResponderExcluir
  33. E a Ora Pro Nobis sem espinho é tão nutritiva quantas as outras espécies? Estou cultivando esse tipo e não vi citado no seu site. Qualquer informação sobre este tipo é bem vinda!
    Obrigada Nahyda Franca

    ResponderExcluir
  34. Oi pessoal. Aqui na região onde moro, ES, as flores do ora-pro-nobis são amarelas.
    Alguém conhece essa espécie e sabe dizer se tem as mesmas características nutricionais?
    Obrigado. Fábio.

    ResponderExcluir
  35. ganhei mudas de ora pro nobis de uma engenheira agrônoma...porem agora estou com dúvidas se é ou não,,,porque não produz flores,,porem quando vejo fotos de galhos e folhas são iguais as que tem flores ..existe algum tipo que não tenha flores?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jorge. Tenho orapronobis aqui em casa e também achei que não dava flores, mas elas estão começando a aparecer esse mês depois de praticamente 6 anos.

      Excluir
    2. Jorge, elas podem demorar em média cinco anos para florir, mas isso não interfere na qualidade nutricional da planta.
      Espero ter ajudado.
      Abraço.

      Excluir
  36. Eu tenho a Rosa e posso comersem medo.

    ResponderExcluir
  37. Alguém de Fortaleza que tenha essa planta em casa?

    ResponderExcluir
  38. Bom dia pessoal. Estou pesquisando sobre a ora pro nobis e gostaria de saber se alguém tem muda pra vender, de qualquer um dos tipos. Se sim, me enviem o e-mail para eu poder entrar em contato. Moro em Alagoinhas Bahia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Any, tenho uma planta que é muito similar com a de flor laranja, vc sabe identificar, como faço pra saber se é a mesma? Meu e-mail é ruylonc@gmail.com

      Excluir
    2. Tenho cin flores brancas e rosas 44-99735 8434
      Lenira

      Excluir
  39. Eu tenho da laranja e da rosa,queria da branca,tem alguem que quer trocar comingo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola, já conseguiu ? Tenho branca pode trocar pela laranja?
      Grata Lenira
      44-99735_8434

      Excluir
  40. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  41. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  42. Olá eu moro em guarulhos região da Vila galvão .. queria saber onde posso adiquirir a planta .. Ora Pronobis??? Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. José dá uma olhada em floriculturas grandes que vendem mudas e plantas medicinais.

      Excluir
    2. Olá Nilcea Lima! Quero a laranja e tenho dá branca. Podemos trocar?

      Excluir
  43. Existe dessa planta sem espinho?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem sim e enormes rs... me machuquei esses dias

      Excluir
    2. Eu sou de Fortaleza-Ce gostaria de comprar mudas das cores diferentes de Ora Pro Nobis.

      Excluir
  44. Olá. .moro em São Paulo SP
    Tenho a rosa que consumo cozida e a branca com miolo laranja..que ainda não deu flores.
    Gostaria das estacas de outras se possível. Faço trocas...É compro estacas.
    Email:landam.florenzano@gmail.com
    Grata.

    ResponderExcluir
  45. Olá eu em São Bernardo do Campo - SP bairro do planalto
    queria saber onde posso adquirir a ORA PRO_NOBÍS ?
    desde já agradeço.
    Obrigado.
    Ronaldo Vieira

    ResponderExcluir
  46. meu email para contato ronaldovieira2966@gmail.com

    ResponderExcluir
  47. Excelente publicação. Eu so conheço a da flor branca e da alaranjada. Dá branca ganhei uma mudinha recentemente, mas a flor laranja possuo algumas mudas, só não tenho da dourada. Quem tiver me interessa,Zap 81988207975

    ResponderExcluir
  48. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  49. Todo o meu bairro é coberto por esta espécie de flor rosa, nunca havia consumido porque me disseram que a verdadeira ora pro nobis é a de flor branca. É maravilhoso saber que posso consumir cozida. Se alguém puder me enviar estacas da espécie de flor branca, agradeço, e estou a disposição para enviar da espécie rosa se alguém se interessar. Moro em SP, meu CEP é 04852-218. O e-mail é deiaddutra@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde! André e Andrea, moro perto do parque da Aclimação, aqui em São Paulo, vc poderia me vender uma mudinha de ora
      pro nobis? Tô com dificuldade para encontrar. Meu email : marciacanda@hotmail.com. cep 01527-070, apartamento 12, prédio n.403.

      Excluir
    2. Olá, André e Andrea. Eu tenho da espécie da flor branca. E estou interessado pela dourada ou rosa. Você pode trocar por alguma?

      Excluir
  50. Ola gostaria de mudas de estaquia das quatro espécies alguém disposto a doar pago as despesas de correio. Sou de Goiânia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paula, eu conheço a Rosa, quer entrar em contato me chama neste e-mail: annyarmenia@hotmail.com

      Excluir
  51. Boa tarde! Pesquisando sobre ora-pro-nobis, onde vende e seus beneficos, encontrei nesse site fotos da laranja que é muito parecida com a que tenho em meu jardim, como saber se é a mesma, se é comestível??? Aguardo contato
    ruylonc@gmail.com

    ResponderExcluir
  52. Olá alguém em São José Dos Campos que tenha a Ora Pro Nobis branca, preciso para a anemia, quem puder doar, eu tenho a rosa mas não é a mesma coisa. obrigado.

    ResponderExcluir
  53. Para doar mande e-mail: annyarmenia@hotmail.com eu conheço a rosa e tem mutias por aqui se precisarem entrem em contato.

    ResponderExcluir
  54. Por favor alguém pode informar como conse guie no Rio de Janeiro e também no Amazonas. Muita gente perguntando e precisando.
    Agradeço muito o contato.
    Verônica.

    ResponderExcluir
  55. Gostaria de ganhar uma muda da rosa moro em SC.

    ResponderExcluir
  56. Rogar = Implorar; clamar ou suplicar; (Regionalismo) suplicar; obsecrar ou pedir.
    Significado de Orar

    Orar = rezar: orar em igrejas, comunicar, conversar, discursar, exprimir, falar, rezar

    Ora pro nobis ( latim sem acentuação ) significa ORAI POR NÓS. Não suplicar, reclamar, implorar, etc.

    ResponderExcluir
  57. A VERDADE SOBRE A SUPERIORIDADE DA ORAPRONOBIS ROSA:
    Não consigo entender de onde nascem essas informações que, desviam informações verdadeiras sobre as grandes qualidades da (Pereskia Grandifolia) orapronobis "rosa". Considero-a muito superior às (Pereskia aculeata) de pistilos amarelos ou laranja. O hábito de crescimento arbustivo e a grande facilidade de reprodução por mudas de estaquia, facilitam em muito o manejo. A maior produção de folhas bem grandes durante o ano inteiro resulta em outra grande vantagem. Também não é verdade que suas folhas sejam mais amargas. A verdade é que estou acostumado a consumir suas folhas+limão e/ou frutas+ açucar, como suco verde que, não é nada amargo, sendo mais saboroso que a orapronobis de ramas (Pereskia aculeata). Também na culinária, apresenta a vantagem da permanente produção de folhas com fartura, não (baba) tem tanta mucilagem quanto a de rama; o sabor é bom e os valores nutricionais são similares.

    ResponderExcluir
  58. Boa tarde!!
    Envio estacas da oro pro nobis laranja e rosa...whatsapp 86 999204970

    ResponderExcluir
  59. Tenho interesse da planta de flor branca

    ResponderExcluir
  60. Boa noite. Meu ora pro nobis não está dando flor. Já tem mais de 40 cm de altura e está em um vaso de 15 kg, mas não dá flores ou frutos. Alguém sabe o por quê?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A minha tb não. A rosa já deu flor mas a branca não. Parece que o mes dela dar flor é março.

      Excluir
  61. Estou encantada com o que tenho lido sobre a beleza e os valores nutricionais do Ora-pro-nobis.

    ResponderExcluir
  62. Queria tanto uma estaca de Ora_Pro_ Nobis alaranjada. Moro em São Paulo e-mail liaoliveira1947@yahoo.com.br WhatsApp (11)982373603.

    ResponderExcluir
  63. Sou do RS e gostaria de saber se o fruto da ora pro nobis é comestível? Faz doce? Faz conserva salgada? Como preparar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já comi, antes tem que tirar os espinhos. O sabor me lembrou gabiroba ou araçá. Não achei gostoso.

      Excluir
  64. Depois que eu descobri o ora-pro-nobis eu descobri um remédio muito bom para saúde e estou fazendo o consumo dela aqui na minha casa indicando para as minhas amigas também e elas e elas estão se dando bem ora-pro-nobis é um alimento bom para bom para saúde

    ResponderExcluir
  65. Comprei uma estaca, e não tem flores, tem como saber qual a cor das flores, apenas pelas folhas?
    Todas as especies são comestíveis?
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  66. Tenho A Ora pro Nobis Rosa....posso consumi-la "in natura" ou nao? Fiquei na dúvida agora......

    ResponderExcluir
  67. Sou de Recife, a que tenho aqui, tem espinho no caule, é isso mesmo?

    ResponderExcluir
  68. Queria uma muda dessa planta, na sua variedade de flores brancas.
    Sou do Rio de Janeiro.
    Caso alguém que more por aqui e puder me fornecer essa muda, ficarei muito grato.

    ResponderExcluir
  69. Nossa, eu tinha o rosa, mas não sabia o que era e acabei cortando por ter muitos espinhos

    ResponderExcluir
  70. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  71. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  72. Sou de Brasília e tenho as variedades de flores brancas com miolo laranja e a rosa (aculleata e grandfolia). Tenho interesse na laranja e na dourada. Se tiver alguém de Brasília, podemos trocar ou se for de outro estado e dependendo do valor, negociar.Meu email: soldejesus15@gmail.com

    ResponderExcluir
  73. Eu tenho um pé dessa planta a flor é laranja é muito linda e gostosa

    ResponderExcluir
  74. Eu já tenho a branca e rosa mas nunca provei porque são mudas pequenas demais, mas hoje encontrei um pé enorme dessa dourada numa casa da minha cidade e colhi alguns galhos para estaquia. Em casa resolvi provar uma folha crua e o sabor me lembrou ervilha torta, sera que todas tem esse sabor ou e só essa variedade?

    ResponderExcluir
  75. Boa tarde!
    Sou de Belém e gostaria de mudas de ora pro nobis. Minha irmã tem anemia profunda.
    cintiacarla34@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  76. Bom.dia! Tenho 3 tipos de orapronobis, a dourada e outras duas. Uma a folha e toda verde, a outra é mais arroxeada na parte de baixo. Você pode me ajudar a identificar, p favor?

    ResponderExcluir
  77. Sou de São Paulo, gostaria muito de receber uma estaca de ora pro nobis laranja. Watsapp 982373603. Obrigada Maria

    ResponderExcluir
  78. sou de Camaragibe Pernambuco e aqui temos alaranja,tem muitas bnas casas ,mas as pessoas desconhecem suas própriedades.

    ResponderExcluir
  79. as folhas da laranjas são domésticas também ....?!
    ou só as flores....e tbm tem as mesmas propriedades atas as outras....?!

    ResponderExcluir
  80. Oi gente Boa tarde mora em Recife e gostaria de pedir umas estacas dessa planta ora por nobis se alguém se interessar em mandar meu Zap 81999397654 agradeço a todos

    ResponderExcluir
  81. Hola soy de buenos aires argetina y tengo una planta de oro pro novis, seguro la trajo alguien de brasil

    ResponderExcluir
  82. Olá. Gostaria de saber se a planta ora-pro-nobis sem flor tem os mesmos benefícios das que tem flor?

    ResponderExcluir
  83. Boa tarde!Estou fazendo meu TCC sobre a ora pro novos laranja,se alguém puder me ajudar com algumas informações sobre a planta eu agradeço.

    ResponderExcluir
  84. Oi boa tarde sou de Campos dos Goytacazes e tenho anemia ferropriva preciso muito fazer o uso desse alimento tão maravilhoso alguea teria como me enviar uma mudinha eu pago o frete aqui por favor eu agradeço de coração meu número para contato de watWhats 22998315220 desde já agradeço deus abençoe sua vida aguardando retorno

    ResponderExcluir
  85. Tenho mudas de ORA PRONOBIS para venda.
    11 997014032 SP.

    ResponderExcluir
  86. Oi. Você não citou a orar pro nobis sem espinhos, cujas folhas sao macias como espinafre e as flores são bem minusculas, brancas em cachos de até 30 cm, e que caem como mibusculas estelas. Muito bonito mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você tem fotos? É que tenho uma espécie deliciosa mas não sei qual é. Da umas sementinhas minúsculas. Nirley cabeleireira. Facebook

      Excluir
  87. Eu gostaria de saber sobre a diferença da cor do caule da Pereskia aculeata? Pq tem tom escuro e claro? E tem como saber a cor da flor, antes de florir, ( pálida: toda amarelinha ou com o miolinho laranja) muito obg

    ResponderExcluir
  88. Alguém pode me ajudar a entender sobre a diferença da cor do caule da Pereskia aculeata? Pq tem tom escuro e claro? E tem como saber a cor da flor, antes de florir, ( pálida: toda amarelinha ou com o miolinho laranja) muito obg simonibio@gmail.com

    ResponderExcluir
  89. Descobri uma planta com as folhas bem maior, espinhos grandes nos caules maiores,flor rosinha puxando para o lilás,tem um cheiro e gosto mais forte. A pessoa que tem a planta não a conhece, mas acho que é ora pro nobis. Só queria a confirmação. Obrigaďa

    ResponderExcluir
  90. Olá pessoal. Também estou apaixonada pelas flores da ora pro nobis, quem estiver vendendo brotos ou estacas da bleo (laranja), da grandifolia(rosa) e da godseffiana(dourada) manda o contato, quero comprar, pois não tenho para trocar e quero fazer meu jardim.Já tenho a branca, mas ta pequenininha.
    Beijus. Márcia Bento

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostaria de adquirir mudas. Quem tiver pra vender ou doar meu email é prof.silma@hotmail.com

      Excluir
  91. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  92. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  93. Oi, eu tenho a dourada, mas nunca consumi porque achava que era somente ornamental, e também ela é muito diferente da que minha mãe tem lá no Sul.
    A minha floresce todos os anos, flores brancas mas que duram somente um dia.
    Vou passar a consumir.
    Minha mão usa muito no macarrão alho e óleo, fica uma delicia.

    ResponderExcluir
  94. Alguém me deu esta planta como sendo “variedade” de ora pro nobis. Mas ela não tem espinhos ( até agora), e a folhagem é bem diversa. Tem como anexar foto?

    ResponderExcluir
  95. Eu tenho em casa ora pro nobis que nunca deu flor.Mais de 10 anos. O sabor é parecido com quiabo. E muito boa. É normal não florir?

    ResponderExcluir
  96. Gostaria de saber se todos os tipos de ora pronobis são comestíveis???

    ResponderExcluir
  97. Tenho a dourada,gostaria de trocar. Não tenho as outras

    ResponderExcluir
  98. Tem no mercado livre para vender de todas as cores.

    ResponderExcluir
  99. Ola, moro na Florida e comprei uma pereskia gold, esta pequeno ainda e o interesse é nos alimentarmos. O que você acha deu introduzir no meu dia a dia esta pereskia?
    Gratidão pelas informações.🌻

    ResponderExcluir
  100. Preciso de ajuda tenho uma muda na minha casa que uma pessoa disse ser ora pro nobis, mais não encontrei aqui no site, as folhas tem tonalidade roxa e verde,e os espinhos são pequenos como de roseira, gostaria se alguém sabe que qualidade é este? Ou se está planta não vem a ser ora pro nobis.obrigado

    ResponderExcluir
  101. Bom dia por gentileza tem alguém que mora em Curitiba PR, e tem mudas de orapronobis de todas as cores, eu tenho mudas da orapronobis sem Flor podemos trocar

    ResponderExcluir
  102. Olá bom dia,eu sou do Rio de Janeiro e comprei recentemente a ora pró nobis,como saber se a verdadeira as folhas são avermelhadas.

    ResponderExcluir
  103. Bom dia sou de são Vicente sp e gostaria de saber se alguém pode doar mudas dessa planta , posso pagar o sedex a cobrar quando chegar aqui
    Meu email silviavyribeiro@gmail.com
    Muita gratidão

    ResponderExcluir
  104. Olá a todos! Sou de Pelotas-RS e tenho a Ora Pro Nobis rosa de folhas grandes, gostaria de trocar mudas com as outras variedades com alguém aqui da região já que é difícil enviar por correio, obs este tipo aqui pega por estaquia. Meu email g23info@gmail.com

    ResponderExcluir
  105. OLha Tenho a Ora-pro-nobis laranja (Pereskia bleo). ela é comestivel crua? sem problemas?

    ResponderExcluir
  106. Colega, comprei um vaso de ora-pro-nobis na floricultura com 4 estacas de uns 15cm; todas com folhas, mas nenhuma delas com espinhos.

    Pergunto: mesmo ramos novos das estacas deveriam ter espinhos? Existe alguma variedade sem espinho? Ou me venderam outra coisa como se fosse? Abraço.

    ResponderExcluir
  107. Eu moro em Manaus, tenho uma ora pro nobis laranja. Logo que comprei a muda pequena não tinha quase espinhos, mas, cresceram com ela. Nem sabia que pegava de galho. Quebrou e enfiei o galho no vaso, ele brotou e também da flores o ano todo. Já tenho dois vasos. Li que fazem suco de suas folhas, mas, preciso ferver? Não posso comer crua em salada e/ou refogada?

    ResponderExcluir
  108. Boa noite pessoas lindas! eu tbm tenho um ora pro Novis aqui, mas como não tem flor nao sei ainda qual delas seja, mas gostaria muito de ter o ora pro nobis laranja, alguem ai pode me vender ou doar por favor! meu telefone é 03412996954385 desde ja agradeço!

    ResponderExcluir
  109. Eu tenho a espécie pereskia aculeata comum (flores brancas). Estou interessado em trocar por alguma outra espécie ou vender.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho um diferente de todos. Da umas sementes bem pequenas. Se interessar posso enviar. Facebook Nirley cabeleireira

      Excluir
  110. É normal que um aparte da folha seja em tom de rosa escuro ? É da mesma cor do caule.

    ResponderExcluir
  111. Boa tarde. Como distinguir a ora-pro-nobis rosa do cacto rora, ou são a mesma planta ? Aqui em casa plantamos como sendo ora-pro-nobis. Lendo o artigo acima, ela é igual à ora-pro-nobis rosa deo artigo. Ainda, todas as ora-pro-nobis possuem os mesmos nutrientes ou são juto similares ? Aqui nós fazemos de tudo com as folhas dela, inclusive suco detox. Fica ótimo !!!

    ResponderExcluir
  112. Oi pessoal. Eu entrei agora a procura da espécie que tenho mas não encontrei nada. É diferente de todas essas. Posso enviar sementes. É delicioso. Vou tirar foto. Quem se interessar me procure no Instagram ou Facebook. Nirley cabeleireira.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...