Foto de Luis Amato. |
Sim, fizemos pizzada PANC. a convite da professora e amiga Thais Mauad, organizado pela associação de moradores da Vila Jataí na sensacional pizzaria Dona Rosa, da Cecilia Latufo. Em poucas semanas conseguimos organizar o dia, a hora, os convidados - a maioria da associação de moradores - e por fim, o cardápio. Foram diversos sabores para encantar o paladar e fazer aparecer as estrelas da noite, as plantas alimentícias não convencionais.
Como não são ingredientes que se compram no mercado, coletamos tudo em hortas urbanas, buscando ingredientes da estação, o mais bonitos e frescos o possível. A associação de moradores fez um trabalho em grupo de decorar o salão, pensar o cardápio, a decoração e a execução. A Jussara fez lindos frascos decorados na nossa mesa da biodiversidade, para que todos pudessem olhar os "Matinhos" com outros olhos. E não adianta falar de comida sem servir comida. Hora de colocar o sabor à prova.
Foto de Luis Amato. |
Nossa mesa da biodiversidade, caprichosamente decorada pela Jussara. Foto de Luis Amato. |
Todo mundo picou, colheu, cozinhou, provou. Foto de Luis Amato.
|
Como nosso espaço foi limitado, tivemos que abrir vagas igualmente limitadas. Quem dera um dia teremos PANC no mercado, e um maço de ora-pro-nobis será tão tradicional quanto uma rúcula, e poderemos cozinhar pra quantas pessoas quisermos.
Fazia tempo que eu não ficava na cozinha, e foi muito bom aprender mais sobre pizza, e combinar ingredientes nobres para lembrar que sim, nossos matos de comer podem ser tão bons quanto qualquer outra hortaliça.
Tivemos massa verde de taioba, massa de batata doce roxa e massa dourada de cúrcuma com batata salmão. Sobre os discos coloridos finíssimos abertos com muita técnica pelo pizzaiolo, tivemos casquinhas de pimenta sechuan, cominho e alcarávia em grãos, manjericão cravo, chimichurri punk e menta com sálvia - um deleite para os olhos e o paladar.
Massa de curcuma e batata salmão e taioba. Foto de Luis Amato. |
Massa roxa de batata doce roxa. Foto de Luis Amato. |
O pizzaiolo, Jonatan, feliz da vida com as massas coloridas. Foto de Luis Amato. |
As casquinhas coloridas e temperadas. Foto de Luis Amato. |
Dos sabores salgados, fizemos uma porção deles: pesto de capuchinha e mussarela de búfala, ervilha de guandú à mexicana, pesto picante de casca de abóbora e almeirão, batata doce com tomates verdes e ricota, caruru com mussarela, ora pro nobis com abóbora grelhada, taioba com queijo de cabra e pizza doce de maçã cozida no hibisco e manjericão amazônico ao molho de coco no perfume de cumaru.
Pizza de folha de batata doce, ricota e tomates verdes. Foto de Luis Amato. |
Pizza de ervilha de guandu à mexicana (colorau, cominho, cebola, pimentão, papaloquelite e pimenta). Foto de Luis Amato. |
Pizza doce de maçã no hibisco e manjericão ao molho de coco no perfume de cumaru. Foto de Luis Amato. |
Se foi bom? As fotos falam por si! Cozinhar pra gente querida, em um espaço tão bonito e falar do que sou apaixonado, não tem preço. Obrigado Cecília, Jussara e Thais pelo convite! Um abraço a todos os moradores da Vila Jataí que compareceram e fizeram a festa mais feliz.
(Luis, obrigado pelas lindas fotos, além de excelente pesquisador, é um ótimo fotografo.)
(Luis, obrigado pelas lindas fotos, além de excelente pesquisador, é um ótimo fotografo.)
Lindíssimas essas pizzas! A massa de batata doce deve ter ficado deslumbrante!
ResponderExcluir