 |
Celosia argentea, amaranto africano. |
Se há uma planta que além de comestível, é linda, esse é o amaranto africano. Possui folhas arroxeadas, flores vistosas e um comportamento menos despudorado do que os nosso amarantos e carurus nativos. Para mim, é a
must have das hortaliças ornamentais
. O amaranto africano (
Celosia argentea), também chamado de espinafre rajado, celósia, rabo-de-gato e
lagos spinach , como o nome indica é um amaranto de folhas e sementes comestíveis.
Essa espécie, aliás, possui muitas variações. Há variedades pequenas de flores em forma de plumas coloridas, na variedade
plumosa. Na variedade
cristata, as flores sofrem mutações e assemelham-se com cristas de galo. Por fim, há a variedade mais próxima da planta em estado silvestre, de porte alto, folhas com pigmentação e flores rosadas com formato característico, de nome
Celosia argentea var. spicata. Esse último cultivar, mais rústico, produz muitas sementes e chega a ter comportamento invasivo, à moda dos carurus, se não for controlada. Na Horta das Corujas, em São Paulo, chega a ter comportamento espontâneo e frequentemente surge sozinha em meio a canteiros.
 |
Nascida espontânea, no meio do mato. |
 |
Em flor, na Horta das Corujas. |
As flores são do tipo "sempre viva" (aliás, são inflorescências), e permanecem rosadas e decorativas mesmo depois de colhidas. Elas crescem agrupadas, muito próximas, e a inflorescência fica alongada e vistosa, parecida com um rabo de gato, e quando começa e ficar madura e cheia de sementes pesadas, começa a dramaticamente a pender. Desses pendões florais alongados, quando devidamente maduros, desprende-se sementes negras e arredondados, muito parecidas com o quinua ou o amaranto, das quais são comestíveis e possuem uma série de propriedades medicinais.
A parte comestível mais evidente são as folhas, especialmente os brotos jovens ricos em betalaínas, pigmentos de efeito antioxidante e com diversos benefícios para a saúde, como combater os radicais livres e o envelhecimento precoce. Na cozinha, as folhas são saborosas, versáteis e bonitas, substituindo o espinafre, com um sabor muito parecido com ele, com os carurus e os amarantos em geral. Dessa forma, substitui com perfeição qualquer receita onde o espinafre seria originalmente preconizado. Ele é rico em proteínas, potássio, cálcio e ferro.
O nome amaranto-africano é devido ao fato dessa planta ser hortaliça rotineira em países como a Nigéria, assim como é conhecida sob diversos nomes e consumida de diversas formas na índia e alguns outros países asiáticos. Ou seja, seu uso, seja medicinal ou alimentar, não tem nada de novidade.De usos medicinais, podemos citar anti-inflamatório, hepatoprotetivo, antioxidante, cicatrizante, antidiabético e antimicrobiana. Todos esses usos estão apontados na literatura indistintamente para folhas e sementes.
 |
Inflorescencias secas são ornamentais e podem ser usadas na decoração ou aromatizadas em pout-pourris |
Por ser um amaranto, assim como os demais da família, não deve ser consumida crua, mas ligeiramente cozida antes do consumo, devido a teores relativamente altos de nitritos e algum oxalato de cálcio. E, convenhamos, cozida ela fica muito mais saborosa.
É uma planta rústica e de crescimento rápido, embora seja exigente em fertilidade e umidade, não tolera solos encharcados e prefere-os bem-drenados. Apenas uma semente plantada vai garantir uma moita de mais de um metro, que pode ser podada abundantemente de tempos em tempos, desde que não esteja em floração, e após florir produzirá uma infinidade de sementes.
 |
Poucas plantas produzirão muitas sementes, comestíveis e análogas à quinua. Podem ser usada para brotos comestíveis e saladas baby. |
 |
Muitas sementes, redondas, brilhantes e comestíveis. |
Olá, Guilherme! Descobri um pé desde amaranto africano perto da linha casa, com essas lindas inflorescências rosadas. Estou querendo colher algumas sementes dela para plantar, e posteriormente, comê-las. Sei que as folhas devem ser cozidas, mas e as sementes? Podem ser consumidas cruas?
ResponderExcluirAbraço,
Rodrigo Neves
conforme ele falou nos post tem que cozinhar a semente também.
ExcluirResido em Juazeiro-Ba, me deparei com esta planta exótica e estou cultivando, possue todos adjetivos, comestível ( panc), flores belíssimas e fornece muita matéria orgânica para o solo!
ResponderExcluirResido em Juazeiro-Ba, me deparei com esta planta exótica e estou cultivando, possue todos adjetivos, comestível ( panc), flores belíssimas e fornece muita matéria orgânica para o solo!
ResponderExcluirResido em Juazeiro-Ba, me deparei com esta planta exótica e estou cultivando, possue todos adjetivos, comestível ( panc), flores belíssimas e fornece muita matéria orgânica para o solo!
ResponderExcluirResido em Juazeiro-Ba, me deparei com esta planta exótica e estou cultivando, possue todos adjetivos, comestível ( panc), flores belíssimas e fornece muita matéria orgânica para o solo!
ResponderExcluirGostei e tenho muito delas aqui perto de casa foi fazer uso a semente se cozinha TB
ResponderExcluirEu germinei graos de amarsnto aqui e vou plantá-los. Outra parte eu assei para produzir farinha. Muito vom saber que o "rabo de gato" é um tipo de amaranto...
ResponderExcluirEu tenho esta planta em vasos. Quanto tempo leva para florir?
ResponderExcluirAqui na minha casa tem de monte ,não conhecia o nome, más sempre achei bonita, se dá pra comer bem que poderia substituir a couve no suco verde.
ResponderExcluirObrigada pela informação, estava querendo muito saber como administrar essa planta que nasceu naturalmente em meu jardim.
ResponderExcluirComo se planta essas minusculas sementes?
ResponderExcluir