Páginas

terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Amaranto Africano, Espinafre Rajado, Celósia.


Celosia argentea, amaranto africano.
Se há uma planta que além de comestível, é linda, esse é o amaranto africano. Possui folhas arroxeadas, flores vistosas e um comportamento menos despudorado do que os nosso amarantos e carurus nativos. Para mim, é a must have das hortaliças ornamentaisO amaranto africano (Celosia argentea), também chamado de espinafre rajado, celósia, rabo-de-gato e lagos spinach , como o nome indica é um amaranto de folhas e sementes comestíveis.

Essa espécie, aliás, possui muitas variações. Há variedades pequenas de flores em forma de plumas coloridas, na variedade plumosa. Na variedade cristata, as flores sofrem mutações e assemelham-se com cristas de galo. Por fim, há a variedade mais próxima da planta em estado silvestre, de porte alto, folhas com pigmentação e flores rosadas com formato característico, de nome Celosia argentea var. spicata. Esse último cultivar, mais rústico, produz muitas sementes e chega a ter comportamento invasivo, à moda dos carurus, se não for controlada. Na Horta das Corujas, em São Paulo, chega a ter comportamento espontâneo e frequentemente surge sozinha em meio a canteiros.

Nascida espontânea, no meio do mato.

Em flor, na Horta das Corujas.
As flores são do tipo "sempre viva" (aliás, são inflorescências), e permanecem rosadas e decorativas mesmo depois de colhidas. Elas crescem agrupadas, muito próximas, e a inflorescência fica alongada e vistosa, parecida com um rabo de gato, e quando começa e ficar madura e cheia de sementes pesadas, começa a dramaticamente a pender. Desses pendões florais alongados, quando devidamente maduros, desprende-se sementes negras e arredondados, muito parecidas com o quinua ou o amaranto, das quais são comestíveis e possuem uma série de propriedades medicinais.

A parte comestível mais evidente são as folhas, especialmente os brotos jovens ricos em betalaínas, pigmentos de efeito antioxidante e com diversos benefícios para a saúde, como combater os radicais livres e o envelhecimento precoce. Na cozinha, as folhas são saborosas, versáteis e bonitas, substituindo o espinafre, com um sabor muito parecido com ele, com os carurus e os amarantos em geral. Dessa forma, substitui com perfeição qualquer receita onde o espinafre seria originalmente preconizado. Ele é rico em proteínas, potássio, cálcio e ferro.

O nome amaranto-africano é devido ao fato dessa planta ser hortaliça rotineira em países como a Nigéria, assim como é conhecida sob diversos nomes e consumida de diversas formas na índia e alguns outros países asiáticos. Ou seja, seu uso, seja medicinal ou alimentar, não tem nada de novidade.De usos medicinais, podemos citar anti-inflamatório, hepatoprotetivo, antioxidante, cicatrizante, antidiabético e antimicrobiana. Todos esses usos estão apontados na literatura indistintamente para folhas e sementes.

Inflorescencias secas são ornamentais e podem ser
usadas na decoração ou aromatizadas em pout-pourris
Por ser um amaranto, assim como os demais da família, não deve ser consumida crua, mas ligeiramente cozida antes do consumo, devido a teores relativamente altos de nitritos e algum oxalato de cálcio. E, convenhamos, cozida ela fica muito mais saborosa.

É uma planta rústica e de crescimento rápido, embora seja exigente em fertilidade e umidade, não tolera solos encharcados e prefere-os bem-drenados. Apenas uma semente plantada vai garantir uma moita de mais de um metro, que pode ser podada abundantemente de tempos em tempos, desde que não esteja em floração, e após florir produzirá uma infinidade de sementes.

Poucas plantas produzirão muitas sementes, comestíveis
e análogas à quinua. Podem ser usada para brotos
comestíveis e saladas baby.

Muitas sementes, redondas, brilhantes e comestíveis.

28 comentários:

  1. Olá, Guilherme! Descobri um pé desde amaranto africano perto da linha casa, com essas lindas inflorescências rosadas. Estou querendo colher algumas sementes dela para plantar, e posteriormente, comê-las. Sei que as folhas devem ser cozidas, mas e as sementes? Podem ser consumidas cruas?

    Abraço,

    Rodrigo Neves

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. conforme ele falou nos post tem que cozinhar a semente também.

      Excluir
    2. Que maravilhosa essa postagem, em outro grupo foi difícil de entender seu uso, grata!

      Excluir
    3. Rodeigo, pode ser consumidas cruas sim

      Excluir
  2. Resido em Juazeiro-Ba, me deparei com esta planta exótica e estou cultivando, possue todos adjetivos, comestível ( panc), flores belíssimas e fornece muita matéria orgânica para o solo!

    ResponderExcluir
  3. Resido em Juazeiro-Ba, me deparei com esta planta exótica e estou cultivando, possue todos adjetivos, comestível ( panc), flores belíssimas e fornece muita matéria orgânica para o solo!

    ResponderExcluir
  4. Resido em Juazeiro-Ba, me deparei com esta planta exótica e estou cultivando, possue todos adjetivos, comestível ( panc), flores belíssimas e fornece muita matéria orgânica para o solo!

    ResponderExcluir
  5. Resido em Juazeiro-Ba, me deparei com esta planta exótica e estou cultivando, possue todos adjetivos, comestível ( panc), flores belíssimas e fornece muita matéria orgânica para o solo!

    ResponderExcluir
  6. Gostei e tenho muito delas aqui perto de casa foi fazer uso a semente se cozinha TB

    ResponderExcluir
  7. Eu germinei graos de amarsnto aqui e vou plantá-los. Outra parte eu assei para produzir farinha. Muito vom saber que o "rabo de gato" é um tipo de amaranto...

    ResponderExcluir
  8. Eu tenho esta planta em vasos. Quanto tempo leva para florir?

    ResponderExcluir
  9. Aqui na minha casa tem de monte ,não conhecia o nome, más sempre achei bonita, se dá pra comer bem que poderia substituir a couve no suco verde.

    ResponderExcluir
  10. Obrigada pela informação, estava querendo muito saber como administrar essa planta que nasceu naturalmente em meu jardim.

    ResponderExcluir
  11. Como se planta essas minusculas sementes?

    ResponderExcluir
  12. Olá, tenho um pé bem grande de crista do galo, ma as flores sao vermelhas e em formato de rosa, nao sao essas finas e pontudas. Essas q tenho tambem sao comestiveis? A folha é igual so as flores q sao diferentes, o talo é vermelho rosado tbm.

    ResponderExcluir
  13. Tenho aqui no meu jardim. E além de linda, atrai muitas abelhas.

    ResponderExcluir
  14. Bom dia. Os brotinhos podem ser consumidos crus na salada?

    ResponderExcluir
  15. Ganhei sementes como sendo apenas flores ornamentais. Tomaram conta de um bom espaço. Não sabia de duas propriedades medicinais.
    Ultimamente tenho "questionado" muitas pantas que simplesmente aparece no meu quintal,outro dois descobri uma trepadeira que é bertalha (espinafre) e é muito gostosa.

    ResponderExcluir
  16. Olá ótimo artigo! Gostaria de saber se as variações plumosa e cristata são igualmente comestíveis como a spicata?

    ResponderExcluir
  17. Olá eu comprei um terreno e tenho muitas plantas nativas aqui como faço para saber se são comestível ou remédios

    ResponderExcluir
  18. Nasceu no jardim da minha casa, apenas uma. Não sabia nome. Pesquisei e descobri várias utilidades. Que coisa maravilhosa,
    está florindo.

    ResponderExcluir
  19. Uma senhora me deu a crista onde ficam as sementes, no meio da estrada durante uma viagem, depois que eu elogiei a planta. Eu joguei as semana terra aqui em casa e nasceram muitas, vou cuidar.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...