| fruto da Oxalis corniculata |
O trevo amarelo é aquele trevinho rasteiro, um dos mais comuns. Enquanto os outros tem as folhas grandes, esse possui folhas pequenas, muito pequenas, e alastra-se horizontalmente. O nome trevo amarelo é devido à cor de suas flores, amarelas, enquanto os outros mais comuns possuem as flores rosadas. Ah, sim, muita gente o conhece sob o nome de azedinha, especialmente as crianças.
Ele é uma planta infestante de locais com meia-sombra, e tolera ambientes mais secos do que os demais trevos. É uma planta extremamente resistente, de crescimento fácil, sendo considerada invasiva. Os frutos maduros são repletos de sementes escuras que sobrevivem muitos anos no solo, esperando para germinar.
| As sementes do trevo. |
Já falei dos trevos em postagem anterior, então porque repetir o assunto? Porque ainda não tinha falado do fruto. Todos esses trevos são comestíveis em pequenas quantidades, inclusive esse, de flores amarelas. Como tirei a foto no final do dia, as flores tá haviam se fechado.
O trevo-amarelo, de nome Oxalis corniculata, tem esse nome devido aos seus pequenos frutos e forma de "chifrinho" (com chifres, cornos = corniculata). Esses frutos pequenos são ácidos, crocantes e com sabor que lembra carambola verde, Aliás, a substância que dá o sabor acídulo de trevo e da carambola é ácido oxálico, que deve ser consumido com moderação.
Faz muito tempo que queria informações sobre esta plantinha, pois meu avô usava ela para preparo de xarope para bronquite e quando criança todos em minha família tomavam o tal xarope de azedinha. Ele dizia "o catarro sai todo nas fezes". Assim, estou extremamente grata pelas informações.
ResponderExcluir