Páginas

terça-feira, 13 de outubro de 2015

Serralhinha, falsa-serralha, emília. É de comer?

Serralhinha. É seguro consumir?

Muito antigamente, talvez pensando nos nossos ancestrais vivendo em um mundo sem a ciência como a conhecemos, alimentar-se era um ato possivelmente perigoso. Para determinar se uma planta era venenosa, era questão de sorte. À medida que as plantas iam sendo consumidas, as pessoas serviam de cobaias. Se muitos consumidores de certa espécie adoeciam, atribuía-se a causa a aquela planta, e assim fomos acumulando conhecimento suficiente para termos complexos sistemas de medicina e fitoterapia que compõe os conhecimentos tradicionais, como o dos nossos índios, por exemplo. E evitando as espécies venenosas.

Hoje em dia, por sua vez, não precisamos ser cobaias de experimentações porque somos amparados por uma ciência relativamente confiável - podemos saber se uma planta tem compostos tóxicos apenas realizando análises laboratoriais. Ninguém precisa morrer ou adoecer para termos certeza (claro, isso é questionável especialmente no teste com novos fármacos ou ainda com os transgênicos). Precisamos nos apoiar nesse conhecimento. E quem mesmo não gostando da ciência, quer queira quer não, depende e usufruí dela. Ou vai dizer que você não toma medicamento, não lê rótulo de alimento nem nunca foi ao médico?

Estava esses tempos cismado com a falta de referências a respeito da "comestibilidade" da pincel de estudante, ou emília, ou serralhinha. Aquele matinho de flores vermelhas em forma de brocha, difícil de confundir, afinal, são poucas as plantas espontâneas de flores vermelhas. Há poucos estudos a respeito de seu consumo, apesar de ser amplamente consumida e relatada em estudos etnobotânicos. 

O conhecimento popular por vezes conflita com o científico. Não encontrei muitos estudos a respeito das propriedades alimentares da emília, ou falsa-serralha, ou serralhinha, ou pincel de estudante. Há sim relatos que a citem como consumida por certas populações, mas nenhum estudo sobre seu impacto na saúde. O material que achei foram especialmente relatos e levantamentos etnobotânicos em diversas comunidades que citam seu uso. Porém, trabalhos focados nos aspectos nutricionais e farmacológicos da planta são escassos. Na realidade, encontrei uma série de indicações de que a planta possui alcalóides do grupo das pirrolizidinas, potencialmente tóxicos para o fígado.

Um certo estudo me chamou a atenção, pela sua afirmação: Os resultados indicam que consumidores de Emilia sonchifolia tem sério risco de envenenamento devido ao teor de pirrolizidinas nessa planta. "These results indicate that consumers of E. sonchifolia are at high risk of poisoning since the most toxic retronecine- and otonecine-type, twelve-membered macrocyclics are the dominant PAs in this food plant."

Não consegui localizar nenhuma informação a respeito do consumo dessa planta em humanos, especialmente tratando-se da segurança para a alimentação. No mais, há indícios, como o estudo supracitado, de que tenha substâncias capazes de causar câncer de fígado. Como tenho percebido que aqueles que consomem as plantas não convencionais são especialmente conectados com questões relativas à alimentação saudável, achei relevante dar esse alerta. Para quem concorda ou discorda, sugiro dar uma pesquisada sobre o assunto para ter certeza que não estou inventando nada. Antes de mais nada, acho que precaução, especialmente na alimentação, nunca é demais. 

Existem sim referências citando que a Emilia sonchifolia é consumida, mas nenhuma discussão a respeito de seus efeitos na saúde das populações que foram descritas como consumidoras dessa planta. Considerar algo como consumido é diferente de considerar algo como comestível. 

Por outro lado, o que significa consumo? Alimentar-se esporadicamente da planta? Consumir todo dia? Quanto? Não há sugestão de dosagem segura, de fato. Mas já consumi com relativa frequência, e conheço muita gente que consome desde criança. Os pais da Neide Rigo, do Come-se, por exemplo. É preciso pensar também no metabolismo de cada um, na forma de preparo, na interação com outras substâncias. O ideal, sempre, consumir a planta cozida e antes do período de floração, época em que os teores de alcaloides aumentam consideravelmente. 

Outro grande problema que encontrei foi que as pessoas não sabem reconhecer as espécies. Procurei no google por receitas com a planta, e fiquei surpreso ao descobrir que outra planta tem sido consumida, sendo que ela possui ainda menos estudos a respeito de sua "comestiblidade". Duvida? Dá uma googada e vai ver, predomina o uso da espécie Emilia fosbergii, de flores avermelhadas. O problema é que a recomendação de consumo é para a Emilia sonchifolia.

A serralhinha da qual se tem pouca informação, falsa-emília,
de flores vermelhas. Por acaso, a mais consumida.
Nome científico Emilia fosbergii.
Foto retirada do Manual de plantas infestantes,
Moreira e Bragança (2011).
A verdadeira serralhinha ou emilia possui flores na cor lilás.
É essa que os estudos se referem quando citam a espécie.
Nome científico Emilia sonchifolia.
Foto retirada do Manual de plantas infestantes,
Moreira e Bragança (2011).
A verdadeira serralhinha (Emilia sonchifolia) possui flores lilás, pequenas, enquanto a espécie mais consumida tem sido a de flores vermelho coral (Emilia fosbergii). Então, primeiro, se quiser consumir a verdadeira emília, serralhinha ou pincel de estudante, a espécie deve ter flores lilás. (Cuidado para não confundir com o mentrasto, ou Ageratum conyzoides, de flores igualmente lilacinas).

Aqui, então, vou literalmente ficar em cima do muro e não recomendar o consumo, mas deixar claro que essa planta é consumida há muito tempo por muitos grupos, especialmente em cidades no interior do sudeste e sul, onde a planta ocorre com mais frequência. Se for consumir, evite crua, em floração, em grande quantidade, com muita frequência e se tiver problemas hepáticos, por precaução.

35 comentários:

  1. Eu mesma tive dúvidas a respeito de determinada planta se era ou não comestível. ..enviei email a você e até hoje infelizmente não obtive resposta. Ainda bem que uma senhora idosa me cedeu seus conhecimentos sobre a planta em questão.

    ResponderExcluir
  2. Bom! eu como essa da florzinha vermelha desde criança, aprendi com a minha mãe que também como desde criança. Já tenho 38 anos e ainda não morri. Aqui no sítio também tem essa da florzinha lilás mas essa eu ainda não experimentei

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A de florzinha lilas é o mentrasto muito bom pra depressão.

      Excluir
    2. Acho que vc não leu o artigo inteiro. O Guilherme alerta justamente para não confundir a Emilia de flor lilás com mentrasto, pq NÃO SÃO a mesma planta.

      Excluir
    3. O da florzinha lilás, não é o mestrado são plantas completamente diferente 🙂

      Excluir
  3. Boa noite, é o que dizer da com flores amarelas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se eu não me engano, essa de "flores amarelas" é o dente-de-leão (taraxacum officinale http://science.halleyhosting.com/nature/plants/sun/dandy/taraxacum/officinale/officinale6a.jpg). Essa não tem problerma de ser consumida. Bastando observar cuidados no manuseio, limpeza e local onde você está colhendo.

      Excluir
    2. Tem a serralha que da flor amarela como o dente de leão, que eu amo tanto, sem falar que a serralha é rica em nutrientes. Bom com polenta, frango, arroz branco, refogada. E ainda como salada. Boa sorte

      Excluir
    3. Dente de leão dá uma flor por caule, se der várias flores por caule não é dente de leão (Taraxacum officinale), mas sim a serralha (Sonchus oleraceus) http://www.matosdecomer.com.br/2016/08/como-diferenciar-serralha-e-dente-de.html

      Excluir
  4. Excelente ensaio! Sim, cautela é tudo! Quem sabe nos próximos anos também motivados pelo presente estudo venhamos a saber mais... para tomar a decisão mais acertada!

    ResponderExcluir
  5. conheço a de flor vermelha e de Florinda amarelo são bem parecidas ...dente de leão é uma outra planta com flores maiores

    ResponderExcluir
  6. Muito grata. Estava prestes a começar a consumir as flores vermelhas...

    ResponderExcluir
  7. ESTOU CONSUMIDO A DA FLORZINHA LILAIS P CURAR MANCHINHAS DE VITILIGO E ESTAR DANDO CERTO ... E UM POUCO DEMORADO MAIS AS MANCHINHAS AOS POUCOS ESTAO SE FECHANDO!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha no meu quintal, tem essa da flor lilas, e como vc faz para ultiliza, tb tenho vitiligo, e eu não sabia desso. Como vc faz uso!

      Excluir
    2. Eu sabia que a Serralha ajudava nas manchas de vítiligo, mas é muito complicado encontrar em todo canto, e essa Emília da flor lilas é bem mais fácil. Então gostaria de saber do consumo!

      Excluir
    3. Que maravilhoso saber disso,podemos ajudar as pessoas com entendimento!

      Excluir
  8. Da Emília ,faço chá para cortar a febre,é instantaneo!

    ResponderExcluir
  9. Afinal. A serralha de flor lilás é comestível? Tenho bastante no meu quintal e vez por outra retiro e jogo fora devido a dúvida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Apareceu aqui no quintal a plantinha com florzinhas lilás parecidas com pincel de estudante, e idênticas a da foto, porém as folhas são completamente diferentes e menores.

      Excluir
  10. Como todas vermelha amarela EA lilás desde criança só por intuição Deus é Deus

    ResponderExcluir
  11. Gente aqui onde eu moro só tem da flor vermelha e estou com medo de comer
    Dizem que é a falsa.
    E que só pode comer cozida

    ResponderExcluir
  12. Eu só base uso como decoração são lindas para deixar num vaso na sala

    ResponderExcluir
  13. Ótima matéria. Alcaloides pirrolizidinicos são tóxicos hepáticos e podem levar ao desenvolvimento de câncer de fígado. Antes da floração a planta tem níveis mais baixos desses alcaloides. O calor é capaz de diminuir sua qde. Por isso, é importante, caso haja consumo em pequenas qdes, que a planta passe por aquecimento.

    ResponderExcluir
  14. Tenho muitas de flor lilás no meu quintal. Nem sabia que era comestível

    ResponderExcluir
  15. Eu gostaria de saber qual delas consumir,mas após ler os comentários ,continuo na dúvida

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lau 01 de fevereiro de 2022 12:49 Aqui na minha casa tem serralheria da flor vermelha e eu a como afogadinha é é uma delícia muito saborosa.

      Excluir
  17. Tenho 42 anos, como as vermelhas desde criança até hoje, se encontrar elas no mato, como mesmo e minha saúde é perfeita. Se isso tudo fosse verdade eu já estaria morta.

    ResponderExcluir
  18. Eu também já como muito, serralha hoje com pouco + de 50 não tenho problema de saúde.

    ResponderExcluir
  19. Consumo a Sonchus oleraceus. Veja em Autor da Própria Saúde, Daniel Forjaz. A S oleraceus é uma maravilha. Consumo bastante em sucos com abacaxi e orapronobis. Tambem com saladas

    ResponderExcluir
  20. Tenho no quintal a vermelha. Não sabia nada disso, comestível ou não.
    Ia consumir. Agora já não sei se devo.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...