Pepininho do mato no Parque do Ibirapuera. |
O pepininho-do-mato é um grupo de mini-legumes, naturalmente pequenos, da família do pepino e da abóbora, muito saborosos, considerados legumes PANC. Causa uma reação muito interessante em quem o conhece pela primeira vez. Dei sorte de encontrar, nas muitas oficinas que dei, um pé de pepino-do-mato espontâneo. A maior parte das pessoas tem uma terna reação de "fofura", ahh, que lindinho! De fato, o mini pepino, pepino-do-mato ou pepinículo é um legume tão lindo e delicado que dá até dó de morder.
Existem, na verdade, ao menos quatro espécies de pepino-do-mato, cada um com sua peculiaridade. Em comum todos eles tem um ou dois centímetros de comprimento, crescem em plantas trepadeiras delicadas e pequenas, gostam de ambientes frescos e meia-sombra e não são exigentes quanto ao cultivo. Ah, sim, e todos tem um gosto profundo de pepino, que dá para consumir em uma só mordida.
As folhas delicadas do Melothria pendula. |
A espécie mais comum na região onde moro é o Melothria pendula, ou Melothria fluminensis. É uma planta espontânea, trepadeira, que atinge até 4 metros de comprimento e agarra-se ao seu redor usando gavinhas, igual o maracujazeiro. O fruto tem por volta de 2,5 centímetros de comprimento e é tigrado nas cores creme e verde. Quando maduro fica com uma coloração marrom escura e textura molenga, e há relatos de que seja um laxante forte se consumido nesse estágio. Portanto, prefira os jovens e crocantes. Extremamente adaptada ao ambiente urbano, nasce em cercas, jardins e muros.
Na Horta City Lapa, tocada pela amiga Neide Rigo. Melothria pendula. |
Na horta City Lapa. Reparei que as mudas que tomam mais sol produzem mais cedo. |
Há ainda o Melothria pendula, chamado de pepininho ou pepino-melancia, por ser rajado de verde claro e escuro. Esse pepino é mais vigoroso, possui as folhas maiores e ásperas, com frutos de até 6 centímetros de comprimento. Os frutos têm sabor e textura similares ao pepino comum, mas são interessantes para conservas, aperitivos e para enfeitar saladas.
Temos também o Melothria scabra, de frutos de até 3 centímetros, rajado e arredondado, nativo do México de cultivo ainda pouco comum no Brasil, embora nasça por aqui.
São plantas muito abundantes na natureza, sendo facilmente encontradas em áreas abertas como pomares, lavouras, e jardins, onde é considerada daninha. Por sua rusticidade de cultivo, alta produção e valor ornamental, esses frutos são adequados para o auto-consumo; assim como podem ter alto valor agregado no comércio, sendo vendido na categoria de "mini legume", assim como ocorre com cebolas, abobrinhas, berinjelas e cenouras. É uma hortaliça para ser consumida do mato para a boca, porque é crocante e saborosa - basicamente, sementes encapsuladas dentro da uma casca fininha, pouca polpa,mas muito sabor.
Segundo o Helton Josué, do Sítio Frutas Raras, para cultivá-lo é preciso colher as sementes do frutos maduros e molengos, de coloração escura. "A germinação ocorre em 12 a 25 dias em qualquer tipo de substrato rico em matéria orgânica, poroso, deixado em ambiente sombreado. Convém semear 2 ou 4 sementes diretamente nas covas ou canteiros previamente preparados embaixo da parreira. As mudas crescem rapidamente e a melhor época de plantio vai de agosto a outubro."
Aqui em São Paulo, fique de olho porque eles estão por toda parte. Já os vi no Horto Florestal, Parque da Luz, Ibirapuera, Aclimação, Jardim Botânico e estações de trem da CPTM, em cercas, muros, hortas, praças. No Rio de Janeiro vi no Jardim Botânico e em algumas cercas. Lembro de ter visto em Curitiba nos diversos parques da cidade. Na casa dos meus pais em Itu, ele nasce por toda parte, sempre em locais mais sombreados. Esse ano nasceu enrolado na ora-pro-nobis!
Muito útil o seu blog. Parabéns!
ResponderExcluirMuito útil mesmo, eu sempre vi pelo caminho e perto do muro da minha casa também, mas achava que era venenoso.bom saber que é comestível vou experimentar.
ExcluirEsta uma de minhas próximas missões, achar: 1 pepino-do-mato e 2 ora-pro-nóbis...
ResponderExcluirEu tenho muda mini pepino e ora pro nobis TB...
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ExcluirWlaisa Flor vc vende mudas do mini pepino? de onde vc é?
ExcluirTenho um pé
ExcluirAqui na fazenda onde moro descobri estou comendo agora
ExcluirPARABENS = favor envie o projeto para ongmdc@bol.com.br (22) 9-9804-7780 - WhatsApp = (22) 9-8155-0798 obrigado Eduardo Ferré
ResponderExcluirsou da região de São Paulo e essa planta nasceu e meu quintal ano passado produziu muito mas não colhi. Não sei como tirar sementes esse ano deu muito pouco. Gostaria de mais informações para o cultivo.
ExcluirContact me através do e-mail Bárbaraefernanda7@gmail.com
Excluirpode fazer a muda por ramo.
ExcluirOi tens sementes pra doação
ExcluirTem um pe aqui que carregou... Muito gostosos...
ResponderExcluirTem um pe aqui que carregou... Muito gostosos...
ResponderExcluirTenho encontrado aqui em Curitiba e além de delicadíssimos eles são muito saborosos. Ontem colhi um punhado deles e tbm 03 já secos, c/ sementes, que vou semear no meu jardim, na rua.
ResponderExcluirJor.marilia@gmail.com
Também sou de Curitiba, e gostaria de saber onde você encontros esses pepininhos. Achei-os lindos demais!
ExcluirAchei o pepinículo em dois pontos da cidade de Curitiba, em um parque e em frente a uma casa. Já consegui experimentar e também consegui fazer uma muda estaca. Adorei! E quando o pepininho fica mais maduro, o sabor fica mais adocicado...
ResponderExcluirOi Suzana! Moro em Curitiba e estou procurando o pepinículo. Onde você encontrou por favor?
ResponderExcluirEu encontrei no Bosque do Papa e também no Bosque Reinhard Maack.
ResponderExcluirEste segundo bosque abre fica no Hauer e só sábados, domingos e feriados, se não chover.
ExcluirEste segundo bosque abre fica no Hauer e só sábados, domingos e feriados, se não chover.
ExcluirO daqui não tem pontinhos, mas listras longitudinais verde escuro verde escuro.
ExcluirO daqui não tem pontinhos, mas listras longitudinais verde escuro verde escuro.
ExcluirEu encontrei no Bosque do Papa e também no Bosque Reinhard Maack.
ResponderExcluirGostaria de saber em relação a raiz?
ResponderExcluirMelothria pendula é muito profundo?
Encontrei hoje, no cemitério! Trouxe e plantei. Mas dá sol...amanhã o trocarei de lugar. E lá eles estavam realmente na sombra. E o sol tava de rachar!
ResponderExcluirEu tenho a semente do mini pepino
ResponderExcluirAqui em casa é a primeira vez que está dando no jardim e na horta, eu nem sabia que era de comer achei muito lindinho!
ResponderExcluirAcabo de encontrar, na praia de Quatro Ilhas, SC, um pé do pepinículo
ResponderExcluirde um centímetro e meio. Tem as características mencionadas acima e é delicioso delicioso.
Gostaría de saber se as folhas do pepinículo são comestíveis.
ResponderExcluirGostaria de saber quais os benefícios do mini pepino?
ResponderExcluirGanhei alguns e gostei do sabor. Agora estou curiosa em relação ao lado nutricional.
ResponderExcluirNasceu uma tr4oadeira com um fruto parecido um pepino com 3 cm de comprimento .nasce todo verde dpois ele fica todo vermelho e muito molezinho e doce com gosto de pepino no final.
ResponderExcluirAlguém poderia me confirma se e um pé de mini pepino ou não ?!
Gostaria muito de adquirir sementes desse pepiniculo.Eu tenho de um que da uns 5cm.Queria desse bem pequenino
ResponderExcluir06/04/2020 acabei de encontrar no quintal da sogra um pé de pepino do mato. Não acreditaram quando eu falei em "mini-pepino". kkk Aí encontrei este artigo para a fundamentação. Parabéns!
ResponderExcluirEu achei muitas semetes e eu sentir um chero muito gostoso mas não sei como comssumi alguém sabe
ResponderExcluirEu quero plantar aliguem t como me arrumar
ResponderExcluirEh quero plantar alguém pode me falar onde acho pra comprar???
ResponderExcluirEh quero plantar alguém pode me falar onde acho pra comprar???
ResponderExcluirEm casa nasceu sozinho e depois de produzur muito o pé desapareceu. Logo surgiu em outro lugar. Gosto de consumir in natura(colher e comer sem temperos). Mas em saladas temperadas também fuca saboroso.Mais um presente da Natureza para nós.
ResponderExcluirVou tentar deixar alguns pepinículos amadurecerem bem no pé para obter as sementes e distribuir a quem desejar.
ResponderExcluirEle tá parecendo maxixe que plantamos aqui no nordeste e comemos cozido no feijão verde.
ResponderExcluirApareceu aqui em casa E já vim logo pesquisar mas só por causa do cheiro q é igual a do pepino , na hora já Persebi q poderia ser comestível kkke realmente é, fiquei bem feliz em saber , vou pedir pro meu vô não cortar
ResponderExcluirEstou procurando sementes, não encontrei, queria plantar.
ResponderExcluirPosso doar
ResponderExcluirOlá alguém para doar ou eu compro a semente desse pepininho estou a procura sou de campo largo Obrigada
ResponderExcluirOnde comprar sementes do mini pepino silvestre
ResponderExcluirAlguém de Sampa tem sementes para doar? Estou na zn, mas posso buscar.
ResponderExcluircafenacozinha@gmail.com
Obrigada
Olá, achei na calçada da rua aqui de casa, moro próximo ao horto florestal, e se quiser lhe dou muda.
ExcluirAchei na calçada aqui da rua e minha primeira impressão ao ver a folha foi de fofurisse, agora tenho a muda dela.
ResponderExcluirE realmente moro próximo ao horto florestal SP.
Meu email syneidecorreialeite@gmail.com, te envio foto para certificar se...horto florestal, zona norte SP
ResponderExcluirOlá! Gostaria de confirmar se o que eu encontrei é mesmo pepininho do mato... Teria como eu enviar uma foto? Se for quero plantar na escola em que trabalho... Obrigada! (daniela.alarcon@edu.se.df.gov.br)
ResponderExcluirEncontrei esse mini-pepino na rua de casa. Me encantei e vou tentar plantar em vaso. Espero que pegue!
ResponderExcluirAqui no sitio apareceu, não sabia o que era, então pesquisei , experimentei e amei, achei uma delícia, estou guardando sementes para ver se consigo algumas mudinhas . Gostei da página, muito útil, parabéns
ResponderExcluir