Páginas

quinta-feira, 26 de junho de 2014

Tupinambos Viajantes: Primeira e Segunda Safra

Quando descobri que havia uma espécie de girassol capaz de produzir bulbos, não acreditei. Mas sim, existe, e eles são comestíveis - e deliciosos. Em Portugal, Girassol-batateiro. Em inglês, Jerusalem artichoke, ou ainda Sunchoke. Em francês, Tupinambur.


(Plantação de tupinambos em Portugal)

O Helianthus tuberosus é um girassol arbustivo, de porte grande, com flores amarelas pequenas. Ao hibernar no inverno, descansam debaixo da terra bulbos de forma alongada, com um sabor muito pronunciado de miolo de alcachofra. Pudera, girassol e alcachofra são parentes, família Asteraceae.

O Tupinambo é nativo da América central, mas por aqui é pouco famoso. Na Europa, tive a chance de vê-lo a venda em Portugal e Irlanda. Por aqui, não achava mudas, sementes, nada. O jeito foi trazer.

Lá eu encontrava sempre em empórios, que nada mais são que a versão chique e elitizada de um mercado. Contudo, únicos lugares onde apareciam essas raridades, como cenouras coloridas, tomates amarelos e brancos, berinjelas coloridas, milhares de tipos de cogumelos... E tupinambos!

Pois bem, saiba de antemão. O tupinambo é frágil. Como a yakon e a mandioquinha, dura muito pouco fora da geladeira. Murcha, desidrata, escurece e estraga muito fácil. Então, precisa ser consumido de imediato, ou plantado em no máximo poucos dias. Diferente da batata-doce, do inhame, da mandioca, da batata, que aguentam na fruteira, Tupinambo dificulta a vida do agricultor: delicado demais.

Comprei dois tipos, quando ainda morava lá. Um plantado na Irlanda, outro trazido da Espanha. Como existem centenas de variedades, redondos ou alongados, lisos ou ramficados, brancos, amarelos, rosados ou roxos, para facilitar, chamarei os meus dois tipos de rosa-irlandês e amarelo-espanhol.

Tupinambos: amarelo-espanhol e rosa-irlandês

O rosa-irlandês cresceu apesar dos meus poucos cuidados. Plantei raso na terra, na primavera, esquecia sempre re regar, ficou mais na sombra do que deveria. Até que chegou o outono, esfriou demais e a planta secou. Os bulbos ficaram dormentes sob a terra. As folhas, mortas pelo frio.



Trouxe as batatas que colhi escondidas na mala, morrendo de medo de ser pego no aeroporto. Mas como elas são comestíveis cruas, se alguém reclamasse, eu comia ali mesmo. Pessoas trazem maçãs, lanchinhos, porque não posso trazer meus tupinambos? hehe

Chegando aqui, em pleno verão, plantei os frutos da minha primeira colheira, mais um espanhol-amarelo que comprei antes de voltar. O calor e o sol fizeram milagres. A planta não ficou muito alta, mas veja a diferença entre eles:


(Amarelo-espanhol e rosa-irlandês, segunda colheira, no Brasil)

Note que eles estavam com os talos apodrecendo, calor demais

Agora é meio de junho, mas ainda está calor. Replantei os bulbos em seguida, dei mudas para alguns amigos. Agora é torcer que brotem antes do inverno, caso contrário, acho que vão colapsar.

Tupinambo - Informações Técnicas de Cultivo

O tupinambo gosta de meio-sol ou pleno sol. Não tolera solos muito secos nem muito argilosos, sem drenagem. O ideal é que sejam ricos em matéria orgânica, profundos e bem drenados. Porém, vai bem em quase qualquer local - embora os bulbos saiam menores.

Cada batata é produzida lá no fundo da terra, então, é legal que se plante num conteiner ou caixote, de forma que fique fácil cavocar pra remover os tupinambos de lá.

Também vale fazer acima do solo uma "montanha", misturando terra do local, terra preta adubada e areia. A proporção varia em relação ao tipo de terra que se tem no local. Terra preta adubada é legal, mas plantar nela pura hpa dois problemas: ela não retem a umidade e é fértil demais, produzindo mutas folhas e poucas batatas.

A minha terra é argilosa, então fiz 10 partes de terra do local + 5 partes de terra preta adubada + 2 partes de areia ou vermiculita.

Cobri com serragem e folhas secas. Essa cobertura evita que a pilha perca umidade, deixa o solo mais fresco e inibe crescimento de plantas daninhas.

Para ilustrar, faça de acordo com o seguinte esquema:

(Clique sobre a imagem para ampliar)

Plantio: Primavera-Verão
Colheita: Antes da floração ou após secar a parte aérea
Tempo de colheita: Entre 6 e 10 meses

Observações:
Se não colhido, ele pode apodrecer no solo, deve ser retirado e replantado em nova pilha.

Informações Gastronômicas

Crocante cru, cremoso cozido. Suavemente adocicado, aroma amendoado, sabor de alcachofra.

Deve ser cozido em fogo baixo e com casca, para que mantenha a polpa branca. Caso contráro, ela escurece. Tem textura de batata cozida. Cozinha rápido.

Por ter sabor de miolo de alcachofras, vai especialmente bom com alho, alecrim e azeite. As possiblidades são infinitas.

Tem pouca caloria e amido, e é rico em inulina. Possui um efeito colateral: em excesso, a inulina produz gases.

35 comentários:

  1. Olá Guilherme!
    Fiquei interessada em ver se o Tupinambo se daria bem na região em que vivo (Botucatu-SP). Gostaria de plantar alguns tubérculos (poucos). Você me avisaria quando tiver disponíveis ? Agradecida, Margarida

    ResponderExcluir
  2. Oi Guida, tudo bom? Acredito que vão bem sim, o clima de vocês é mais ameno e acho que se se dará bem - o meu já suportou temperaturas beeeem baixas. Assim que tiver mudas disponíveis, aviso no Face! Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho essa planta, que trouxe de uma cidade onde estive. Sempre achei que era uma espécie de Girassol, devido ao cheiro das folhas e das flores. Nunca imaginei que foss algo assim, com um tubérculo comestível e ainda uma raridade desses. Vou cuidar melhor meus pés de agora em diante.

      Excluir
  3. Guilherme Ranieri, boa noite.
    Continua produzindo o tupinambo??
    Estou interessada em comprar para consumo próprio.
    Você tem as informações nutricionais completas da raíz?? Teor de carboidratos, teor de fibras, calorias,??

    Abraços,

    Silvia Midei
    silvia.midei@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Guilherme, tudo bem? Estou muito interessado em comprar alguns tubéculos de tupinambo para plantar, por favor me contate para fazermos negócio.Abraços,
    Aristides
    arifer@usp.br

    ResponderExcluir
  5. Aqui na minha região o verão é bem quente e o inverno tem temperaturas em torno de 18 graus. Verifiquei que a planta também produz sementes. Devido à fragilidade que você comentou gostaria de saber se você pode enviar sementes ao invés dos bulbos.

    edimarcr@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  6. Olá Guilherme td bem?
    Seria possível a venda de alguns bulbos para q eu possa plantar? Gentielza me responder no mail abraoneto@gmail.com

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Tudo bem Guilherme?
    Gostaria de adquirir os bulbos do Tupinambo. Você ainda está produzindo?
    email: silviofrosa@gmail.com

    ResponderExcluir
  8. amigo Guilherme se faz cultura de tupinambo, gostava esprimentar no meu terreno.
    belmiroantunes2011@hotmail.com

    ResponderExcluir
  9. Bom dia gostaria de comprar, quanto eh o kilo, vc envia pelo correio.
    Moro em santo andre- SP cep09090220
    venadonuts@gmail.com

    ResponderExcluir
  10. Também gostaria de comprar para replantar. Moro no Rio de Janeiro CEP 22260-001 ebineran@gmail.com

    ResponderExcluir
  11. Também estou interessada. Moro no Rio Grande do Sul. Email : ivocarloscsa@gmail.com. Obrigado. Ivo

    ResponderExcluir
  12. Tenho sementes de Morinag Oleifera e mudas de Ora Pró Nobis.
    Estou interessado em mudas de Mangarito, Girassol de Jerusalém (tupinambo) e sementes de Guandu. Também tenho mudas de Castanha do Maranhão... goto.online@bol.com.br

    ResponderExcluir
  13. Bom dia amigo, gostaria de saber se tem disponivel mudas de tupinambo para me vender algumas, sou produtor de mandioquinha salsa se interessar tenho mudas! segue meu email fpontes14@hotmail.com

    ResponderExcluir
  14. Boa Tarde!
    A tempos estou a procura de mudas de Tupinambo.
    Cultivamos Araruta, mangarito e Jacatupé (feijão batata).
    Você tem disponibilidade para venda.
    Email: jotawilsonf@gmail.com
    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  15. Ola, estou interessado em adquirir bulbos. Fico no aguardo de uma resposta...
    ricieryromao@hotmail.com
    Desde a grato!

    ResponderExcluir
  16. Olá a todos, agradecemos a demanda, mas infelizmente nos da Matos de Comer não temos tupinambos à venda ou para troca - a produção é mínima e sazonal. Os colhidos em abril ainda não foram plantados, e só serão novamente colhidos em abril de 2017. Até lá, caso tenhamos disponível, estará a venda na loja da Matos de Comer. Um abraço

    ResponderExcluir
  17. Ele não apodrece depois que vc colhe? Como faz pra guardar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, ele é armazenado em geladeira, postamos sobre isso recentemente no blog. Um abraço

      Excluir
  18. Boa tarde! Por favor, você comercializa bulbos de tupinambo? Ou sabe informar onde poderia comprar alguns (gostaria de plantá-los). Grata,
    Mirian/Valinhos-SP

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou com a safra de abril colhida recentemente, devo ter até dia 15. Mande um e-mail para matosdecomer@gmail.com.

      Excluir
  19. Temos disponível para venda até até 15/04/2017, entrar em contato na matosdecomer@gmail.com.

    ResponderExcluir
  20. Oie Guilherme, estas flores de Tupinambo atraem Borboletas?Obrigada!!!

    ResponderExcluir
  21. Devo ser o duocentésimo interessado nessas batatinhas...
    Mas retribuo como posso. Experimente guardar batatas yakon num saco de papel, dentro de um saco plástico, na gaveta de verduras da geladeira. Duram semanas.
    Quando tiver batatas disponíveis - ou uma só - por fã or me avise pelo e-mail abaixo. Saí do FB.
    Em tempo: trabalho com as comunidades da Serra do Mar, em Cubatão. Utilizamos o seu Manual de PANC, excelente material. Grato!
    arnaldo.rentes@gmail.com

    ResponderExcluir
  22. Mais um interessado em mudas aqui, hehe. Já procurei em todo lugar e não encontro. Será que ainda teria alguma muda ou sementes? Obrigado

    ResponderExcluir
  23. Oi, vc me vende alguns desses tubérculos? A tempos estou atrás deles e não acho. Não sabia que tem variedades.

    ResponderExcluir
  24. Comprei está semana no Raizs.
    www.raizs.com.br

    ResponderExcluir
  25. Ola Guilherme ,
    tudo bem?
    Gostaria de comprar mudas(gemas) para platio em pequena quantidade !
    Muito obrigada!
    e.giarola@hotmail.com

    ResponderExcluir
  26. Boa tarde!
    Gostaria de comprar rizomas?

    ResponderExcluir
  27. Olá! Gostaria de adquirir mudas, rizomas, de tupinambor, seria possível? Obrigada e fiquem com Deus 🙏

    ResponderExcluir
  28. Sou fã dos seus conteúdos e obviamente gosto muito de plantar. Sobre a importação de plantas assim como acontece com animais a questão é bem complicada. Existem muitos exemplos de experiências desastrosas nessa área. Podemos citar a joaninha invasora Harmonia axyridis ou a planta de origem japonesa Fallopia japonica que é um pesadelo na Europa. Espécies exóticas podem também transportar outros organismos indesejáveis e por esse motivo passam por quarentena quando a importação é controlada. Apesar de muito tentadora, a prática pode ter resultados imprevisíveis.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...